Diversidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade anhanguera-Uniderp
curso de pedagogia

Elisangela Ferreira Gomes
Emily Milicic Costa
Gissele Medeiros Fernandes Luiz
Rosemeire de O. Inácio Dorotheo
Sheila de Moura AndradeSuelen Cristina Fonseca da Silva

Educação e Diversidade
diversidade presente no cotidiano escolar

TAUBATÉ
2012

Direitos Humanos e Pluralidade Cultural

O Brasil é um país com uma ampladiversidade, porém, em nosso cotidiano ainda é evidente o preconceito.
É necessário reconhecer que cada ser humano traz em si uma característica, que só é descoberta através das relações entrediferentes grupos sociais.
O grande desafio, é reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e a riqueza representada por essa diversidade etnocultural, que compõe o patrimôniosociocultural brasileiro, investindo na superação de qualquer tipo de discriminação e valorizando os direitos e a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade.
* Os direitos humanos,garantias da diversidade cultural
A defesa da diversidade cultural é um imperativo ético, inseparável do respeito à dignidade humana. Ela implica o compromisso de respeitar os direitos humanos e asliberdades fundamentais, em particular os direitos das pessoas que pertencem a minorias e os dos povos autóctones. Ninguém pode invocar a diversidade cultural para violar os direitos humanosgarantidos pelo direito internacional, nem para limitar seu alcance.
* Gênero e desempenho escolar
* Diversidade no cotidiano escolar.
Em todas as instituições de educação existe diversidade e,infelizmente, a escola não está preparada para acolher e lidar com essas diferenças.
É importante que o educador esteja aberto para trabalhar com o diferente, que saiba ouvi-lo, que tenha consciência dasua responsabilidade, que trate-o com respeito, a fim de que eles (educador e educandos) possam caminhar juntos, onde não haja humanos completamente ignorantes e nem humanos que não necessitem mais...
tracking img