Diversidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇAO:
UMA DAS GRANDES PREOCUPAÇÕES QUE VEM SENDO DISCUTIDA NA EDUCAÇAO BRASILEIRA É A DIVERSIDADE CULTURAL ONDE A ESCOLA DEVE SER A PRIMEIRA A INCENTIVAR E ENSINAR OS INDIVIDUOS A RESPEITAR AS DIFERENÇAS.
É INCENTIVANDO AS CRIANÇAS A CONVIVER COM AS DIFERENÇAS QUE TEREMOS ADULTOS QUE RESPEITARÃO O PRÓXIMO E AS VARIAS CULTURAS EXISTENTES EM NOSSA SOCIEDADE.
TRABALHANDO COM O TEMA DADIVERSIDADE CULTURAL NA DISCIPLINA DA PRATICA PROFISSIONAL REALIZAMOS UMAS VISITAS A UMA ESCOLA ONDE FIZEMOS ALGUMAS PERGUNTAS RELATIVAS AO CONTEÚDO A CINCO PROFESSORES E ASSIM JUNTAMENTE COM A LEITURA DO LIVRO EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE REALIZAMOS NOSSO PORTIFÓLIO.
A DISCIPLINA PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL É OFERECIDA PARA QUE OS ALUNOS DA PEDAGOGIA APRENDAM A COMPREENDER ESTA MESMA PRÁTICA. AFORMAÇÃO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA SE EFETIVA NA MEDIDA EM QUE OS ALUNOS CONHECEM PROGRESSIVAMENTE E REFLETEM A PRATICA DO PEDAGOGO, BEM COMO A REALIDADE DOS SISTEMAS DE ENSINO E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE INTERFEREM E INFLUENCIAM NAS ATIVIDADES DOCENTES.
A SEGUIR DESCREVEREMOS O NOSSO ENTENDIMENTO SOBRE AS QUESTÕES EM FORMA DE TEXTO, DESCREVEREMOS A INTITUIÇAO ESTAGIADA E APÓS RELATAREMOS ORESULTADO DA PESQUISA COM OS PROFESSORES E AO FINAL COLOCAREMOS AS CONSIDERAÇÕES FINAIS.

DIVERSIDADE CULTURAL.

A DIVERSIDADE CULTURAL TEM COMO FUNÇAO UNIR TODAS AS DIFERENÇAS CULTURAIS ELA É O CAMINHO QUE ABRANGE BOA PARTE DAS PESSOAS DANDO A TODOS O DIREITO DE EXPRESSÃO PROPORCIONA AS SOCIEDADES QUE TEM VARIAS CULTURAS MISTURADAS O DIREITO DE SE EXPRESSAR. FAZ COM QUE EXISTA VARIAÇOES NA FORMADE COMO AS SOCIEDADES SE ORGANIZAM E A MANEIRA QUE INTERAGEM NO SEU AMBIENTE MUDANDO SUAS CONCEPÇÕES. FAZ A ACEITAÇAO DO DIFERENTE. CULTURA DIZ RESPEIRTO À INIGUALÁVELCRIATIVIDADE HUMANA Á TODA FORMA DE PENSAR, DE AMAR, DE SE RELACIONAR SOCIALMENTE DE LOUVAR A DEUS OU AOS DEUSES. É ELA QUE NOS TORNA HUMANOS E É ATRAVÉS DELA QUE NOS VEMOS COMO SERES DOTADOS DA CAPACIDADE INFINITA DE, A CADA DIA,INVENTAR UM JEITO NOVO DE ESTAR NO MUNDO. (LIVRO DIVERSIDADE CULTURAL COMO PRATICA NA EDUCAÇÃO.)
A SOCIEDADE VEM TENDO UM PAPEL MUITO IMPORTANTE NA CONSTRUÇÃO DA DIVERSIDADE POIS NECESSITA APRENDER A RESPEITAR TODAS AS CULTURAS O QUE NAO É TAREFA FÁCIL. A CULTURA NAO POSSUI CONTEÚDO EM SI MESMA E É PRODUTO EXCLUSIVO DA CONDIÇAO HUMANA POR ISSO A SOCIEDADE PRECISA ESTAR ABERTA AO DIALOGO E AACEITAÇAO DO DIFERENTE, A SOCIEDADE TEM QUE SABER O RESPEITO E O DIREITO DE CADA INDIVIDUO E SUAS ESCOLHAS.
CADA GRUPO SOCIAL ESTABELECE PARA SI UM CONJUNTO DE REGRAS RESPONSAVEIS POR DELIMITAR OS PENSAMENTOS, AS AÇOES E POR DETERMINAR MODOS DE VIDA. NOSSAS EMOÇOES VALORES CONSTRUIDOS, JUÍSOS MORAIS, ÉTCOS E RELIGIOSOS SÂO DETERMINADOS CULTURALMENTE PELAS REGRAS QUE SEGUIMOS E CONSTRUIMOS. DEVEMOS COMOSUJEITOS SABER RESPEITAR ESSAS REGRAS SABENDO TAMBEM RESPEITAR AS DIFERENÇAS CULTURAIS PODENDO APRENDER COM O NOVO.
A ESCOLA É A PRIMEIRA VIA NA CONSTRUÇAO DA IDENTIDADE DOS INDIVIDUOS, PROMOVENDO RELAÇOES ÉTNICO - RACIAIS, RESPEITANDO A CULTURA FAMILIAR, VALORIZANDO SUAS EXPERIENCIAS E SEUS CONHECIMENTOS EXTRA ESCOLARES. É ATRAVES DESSE RESPEITO QUE A ESCOLA CONTRIBUI PARA A FORMAÇAO DAIDENTIDADE CULTURAL DOS ALUNOS ACEITANDO QUE CADA CRIANÇA TEM SUA FORMA DE SER E SUA CULTURA, TALVEZ A MAIORIA SIGA AS MESMAS REGRAS MAS ONDE UM FOR DIFERENTE O RESPEITO ENTRE AMBOS TEM QUE SER MUTUO.
EM NOSSA SOCIEDADE BRASILEIRA FORMADA POR DIFERENTES CULTURAS O MULTICULTURALISMO VEM PARA TENTAR FAZER UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA POIS ELE TRAS A PERCEPÇAO DA NECESSIDADE DA HARMONIA ENTRE ESSASDIFERENTES CULTURAS NUM MESMO TERRITORIO, POR CONSIDERAR COMO O PROVAVEL CAMINHO PARA A GARANTIA DOS DIREITOS E O RESPEITO AO OUTRO E SUA DIFERENÇAS. ESSE MESMO MULTICULTURALISMO DEVE SER EMPREGADO DENTRO DAS INSTITUIÇOES ESCOLARES, A EDUCAÇÃO É MULTICULTURAL PORQUE ABRIGA EM SEUS ESPAÇOS MÚLTIPLAS CULTURAS. A ESCOLA É O AMBIENTE ONDE AS CULTURAS SE MISTURAM E CADA UM DEVE SABER RESPEITAR AS DIFERENÇAS...
tracking img