Diversas formas de letramento-

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Pós-Graduação Lato Sensu em Leitura e Produção de Textos


SOARES. Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura.Edu.Soc.,Campinas, vol.23,n.81,p.143-160,dez.2002. Disponível em WWW.cedes.unicamp.br.

Diversas formas de letramento
Angélica Magalhães

Magda Soares nasceu em Minas Gerais, graduada em Letras, Doutora elivre-docente em Educação, é Professora Titular Emérita (1998) da Faculdade de Educação Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisadora do CEALE (Centro de alfabetização, Leitura e Escrita). Consultora do:CNPq, CAPES, FAPEMIG, FAPESP, FACEPE, FAPEAL, é autora de vários livros e coleções didáticas para o ensino de Português, capítulos de livros e artigos sobre o ensino da língua e escrita.
Dentre suasobras a autora publicou o artigo científico “Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura”, em novembro de 2002, que procura compreender o letramento, confrontando diversas formasde tecnologias, tanto as tecnologias tipográficas, cultura do papel, quanto as digitais de leitura e de escrita, a cibercultura. A partir dos estudos estabelecidos no artigo, a autora considera quecada uma dessas tecnologias tem determinados efeitos sociais, discursivos e cognitivos, o que resulta em diferentes maneiras de letramento, sugerindo que a palavra seja pluralizada.
O artigo é dividoem cinco tópicos. No primeiro, Magda apresenta os conceitos de letramento. A autora usa a expressão “conceitos” para explicar que a literatura educacional brasileira ainda marca a definição de formaimprecisa, pois o termo foi recentemente introduzido em áreas de educação e letras. E, para fundamentar sua pesquisa a Magda cita autores renomados como Kleiman (1995), Tfouni (1988) e Heath (1982),apontando a concepção de cada autor em relação ao fenômeno letramento.
No segundo tópico, a autora aborda o processo de evolução da oralidade à escrita, onde fundamenta a ideia de oralidade primária...
tracking img