Adenoide

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Adenoide
É uma espécie de carne esponjosa que fica no final do nariz e tem função de defesa contra doenças respiratórias.
Esse tecido linfático é importante no reconhecimento de vírus e bactérias etambém na produção de anticorpos.
Começa a se formar a partir dos 2 anos de idade e cresce rapidamente, às vezes mais que o crânio. Quando isso acontece, o nariz pode ficar obstruído, e é indicadoprocurar um médico.

As Adenóides são estruturas localizadas na parte posterior da passagem nasal que atual no sistema imunológico. Elas capturam e destroem bactérias que tentam penetrar no corpopelo nariz, mas não são peças essenciais da defesa do organismo. Além disso, ajudam no desenvolvimento de resistência (imunidade) contra futuras infecções.

Adenóides aumentadas

É normal que aadenóide aumente de tamanho durante inflamações nagarganta, assim como acontece com as amídalas, e voltem ao normal depois do fim da infecção. No entanto, em alguns casos ela permanece aumentada comoresultado de infecção prolongada ou alergias. 

A obstrução da passagem nasal pode causar a característica voz nasalada, respiração bucal e escorrimento contínuo de muco com pus pela garganta. Além disso,pode causar obstrução da trompa de Eustáquio que liga a garganta aos ouvidos, resultando em retenção dos fluídos no ouvido médio,audição comprometida, dor e infecções recorrentes nos ouvidos. Tratamento

O tratamento é feito por meio de antibióticos. Já a cirurgia pode ser recomendada quando a adenóide estiver infeccionada ou aumentada e tornar-se a causa da doença (normalmente as amídalastambém estão infectadas e devem ser removidas na mesma operação). E seria recomendada nos seguintes casos: se infecções recorrentes ou contínuas de adenóides não puderem ser eliminadas com medicaçõesantibióticas, se causarem infecções recorrentes nos ouvidos ou se houver um câncer ou abscesso (massa de pus dentro de uma cavidade). 

A remoção cirúrgica de uma adenóide também pode ser ocorrer...
tracking img