Ditadura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DITADURA BRASILEIRA
Introdução
Podemos definir a Ditadura Militar sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, extinção de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
*BRASIL:DITADURA,OUTRA VEZ
MILITARES, ANTIGA PARTICIPAÇÃOAcontecimentos antigos datados no século 19 já registravam a participação dos militares em golpes na nossa política, vimos isso desde a Proclamação da Republica com o marechal “Deodoro da Fonseca” que liderou o primeiro golpe político em 1889 e foi o primeiro militar a governar o Brasil. Mesmo na Republica Oligárquica (1894-1930) continuamos a ver alguns militares no poder.
Nas eleiçõespresidenciais de 1930 lançou-se a candidatura de Getúlio Vargas que mesmo admitindo a derrota, forjou um golpe no Estado para assumir o poder. ”Washington Luís” é então derrubado por uma junta militar e “Getúlio Vargas” assume, então, a presidência. Nos anos seguintes os militares começaram a se dividir porque não compartilhavam a mesmas ideologias políticas, enquanto uns apoiados pela classe média eempresários defendiam a entrega do poder a um só chefe dando apoio a ditadura estabelecia no momento por Vargas outro grupo contrários a este, de classes sociais mais baixa exigia a liberdade individual e trazia propostas populares. Estes grupos se enfrentaram varias vezes durante nossa historia política e social e a partir daí criaram forças anticomunistas porque passávamos por uma intensa guerramundial onde nos aliamos à grande potencia econômica do momento, o Estados Unidos.
Vindo então a guerra Fria Vargas sob pressão é forçado por um novo golpe dos militares a renunciar entregando o cargo temporariamente ao presidente do STF (Supremo Tribunal federal) “Jose Linhares” à espera de novas eleições.
Venceu as eleições seguintes o general “Eurico Gaspar Dutra” , foi em seu governo que sefundamentou ideias do futuro golpe militar que viria em 1964. Após o governo de Dutra vence as eleições e assume novamente Vargas (1951-1954), e já quase encerrando seu mandato que exaltou muito o “Nacionalismo e o Trabalhismo”, e passou por pressão, e intensa crise política, suicida-se, uma atitude suspeita e muito contestada por deixar ele uma carta- testamento onde, afirmava a pressão sofrida nomomento. E nos meses seguintes que faltava á completar seu mandato se revezaram “Café Filho”, “Carlos Luz” e “Nereu Ramos” no cargo de presidente.
Em 1955 vencendo as eleições, “Juscelino Kubitschek de Oliveira” quase não assume por tentarem novamente outro golpe de estado que só foi frustrado por oposição da divisão existente de ideologias junto aos militares.
Após Juscelino, em 1961 foieleito “Janio da Silva Quadros” que tinha como vice o adversário João Goulart. Janio teve um curtíssimo mandato e com grande crescimento de debates ele entregou o cargo no mesmo ano gerando uma grade crise no país que foi usada como oportunidade ideal para o tão sonhado golpe militar.
CONSTRUINDO O GOLPE
Com Janio fora do poder e seu vice em missão oficial na China os militares viram as condiçõesideais para vetar a posse de João Goulart tratando-o como comunista porem a já existente divisão de interesses, entre os militares deu força para que cumprissem a legalidade, e para a discussão cessar o Congresso Nacional instituiu o “Parlamentarismo” no Brasil ,dando então a presidência a “João Goulart”(Jango) mas com poderes reduzidos que foram direcionados à alguns 1ºs ministros (“TancredoNeves,”Brochado da Rocha” e “Hermes Lima”).Destinado a durar pouco tempo pois foi somente para solucionar o impasse momentâneo , o plebiscito sobre o parlamentarismo e presidencialismo antes marcado para 1965 foi antecipado para 1963 vencendo o presidencialismo que devolveu plenos poderes a Jango, que antes adotou atitudes moderadas agora investia em grandes reformas de base que foram barradas pela...
tracking img