Mbp mercearias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Objectivo
Os Códigos de Boas Práticas/Manuais de Boas Práticas tem como objectivo:
• Definir regras base para reduzir situações potenciais de causar risco para a saúde pública e para os trabalhadores;
• Fornecer uma base para uma efectiva aplicação do HACCP.

2.Introdução

Os Códigos de Boas Práticas são um conjunto de práticas redigidas e descritas que devem ser respeitadaspelos manipuladores, desde a recolha dos produtos até ao seu consumo.
O objectivo das Boas Práticas é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.

Para se implementarem programas que garantam a segurança alimentar nos estabelecimentos (baseados nos princípios do HACCP), existem requisitos mínimos que têm de ser cumpridos (chamados pré-requisitos),designadamente:
Capitulo 1 - Higiene pessoal dos manipuladores de alimentos;
Capitulo 2 - Higiene das instalações e equipamentos:
Capitulo 3 - Controlo da água de abastecimento;
Capitulo 4 - Controlo de pragas.
Capitulo 5 – Controlo de resíduos
Capitulo 6 – Avaliação de fornecedores
Capitulo 7 – Boas práticas de higiene alimentar

[pic]


Este código define, as normas gerais eespecificas de higiene e de controlos necessários para a segurança alimentar da actividade exercida pela empresa.
Para a elaboração deste código, foram consideradas as normas constantes no Regulamento CE nº 852/2004 de 29 de Abril, Regulamento CE nº 178/2002 de 28 Janeiro os princípios gerais e específicos de higiene alimentar do Codex Alimentarius CAC/RCP 1-1969, Rev. 4 – 2003, bem como outralegislação complementar.
È evidente que o cumprimento das normas contidas nestes referenciais não liberta a empresa do cumprimento das obrigações mais específicas que sejam impostas pela legislação nacional.
A empresa assegura um nível de higiene, de modo a que os produtos produzidos não constituam perigo para a saúde do consumidor.
Os princípios, contidos neste código, devem ser vistos como os meiospara reduzir todas as fontes de contaminação por intermédio dos alimentos.
Este código é aplicável a todos os colaboradores (internos ou externos) da empresa.
CAPÍTULO 1 – HIGIENE PESSOAL DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS

A segurança alimentar depende em grande parte do nível de higiene individual de todos os que trabalham no estabelecimento, empregadores e empregados, especialmente daqueles quemanuseiam alimentos.
Os manipuladores que contactam com os alimentos, nas diversas fases pelas quais o alimento passa, são portadoras de microrganismos que vivem e se desenvolvem em diversas parte do corpo, como por exemplo na parte externa do seu corpo (cabelo, mãos, pele, unhas, …), na parte interna (garganta, boca, nariz, …) e ainda nas suas secreções (suor, saliva, fezes, …). Mesmo que a pessoaapresente um aspecto saudável, sem sintomas de qualquer doença, existem sempre microrganismos que podem passar para os alimentos e causar doenças a quem os consome.
Assim, a higiene pessoal das pessoas que estão envolvidas na manipulação de alimentos, bem como os comportamentos por estes assumidos, constitui uma preocupação fundamental nos estabelecimentos que trabalham com produtos alimentares.Existem regras básicas que qualquer manipulador de alimentos deve aplicar diariamente e que se apresentam de seguida.

1.1. HIGIENE INDIVIDUAL – APRESENTAÇÃO ADEQUADA AO TRABALHO

Diariamente e antes de se dirigirem ao local de trabalho, os manipuladores devem efectuar a sua higiene corporal.

ADORNOS
- Os manipuladores não devem utilizar adornos, tais como anéis, pulseiras, brincos,colares, piercings e outros. A maioria destes objectos possuem ranhuras e orifícios que constituem locais de acumulação de resíduos, que poderão originar a contaminação dos alimentos. Além disso os referidos objectos poderão soltar-se e cair sobre os alimentos sem que ninguém se aperceba, passando a ser um factor de contaminação e podendo causar danos ao cliente.
Consideram-se excepções a...
tracking img