Ditadura militar 1960

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ditadura Militar 1960
· A ditadura militar:
A ditadura militar foi iniciada na década de 60 (1964) e só foi derrubada no ano de 1985. Esse período da história, que por muitos deve ser esquecido,foi caracterizado pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
Com a deposição de João Goulart, osmilitares tomaram o poder, dando início à um triste período da história brasileira: a ditadura militar. Esse período foi marcado principalmente pela violência com a qual as oposições eramrepreendidas e pela falta de liberdade de expressão. Partidos políticos, sindicatos, movimentos estudantis e outras organizações sociais foram extintas ou sofreram intervenções do governo. Os meios decomunicação e o campo das artes foram submetidos à censura e deu-se início à grande modificações na economia do Brasil de acordo com a política capitalista, incluindo o endividamento externo.
Sintese dosprincipais acontecimentos do Regime Militar na década de 1960:
A principio, 1964, autoridades militares assumem o poder, quando foi decretado o AI -1.
Em 11 de abril é formalizado como presidente ogeneral Humberto de Alencar Castello Branco. Promulga o AI-2 e cria o bipartidarismo com o Ato Complementar nº4. Os políticos, a partir de então, reagruparam-se na Arena, do governo, e no MDB, de oposição.Ainda no seu mandato, o AI-3 é estabelecido e a cassação de vários políticos provoca a reação do Congresso, que é fechado. Em seguida é reconvocado pelo AI-4 para reunir-se e aprovar a sextaConstituição Brasileira (1967). O texto incorpora os atos institucionais e aumenta o poder do Executivo, institucionalizando a ditadura militar.
Arthur Costa e Silva assume a presidência em 1967 referendadopelo Congresso. Ele extingue a Frente Ampla, movimento de oposição feito por ex-presidentes Jango e JK e o jornalista Carlos Lacerda. Adota medidas como combate a inflação, revisão salarial, a...
tracking img