Personalidade conceito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Personalidade é um tema complexo. Não há duas personalidades idênticas como também não existem duas pessoas idênticas ainda que possam apresentar TRAÇOS ou características em comum. A personalidade étemporal, ou seja, há uma integração dinâmica entre o indivíduo com ele mesmo, do indivíduo com outras pessoas e com o ambiente a sua volta. Assim desde o nascimento, cada pessoa passa porexperiências individuais que formam a história de vida de cada um e no decorrer do desenvolvimento cognitivo, afetivo há mudanças nos comportamentos, atitudes, resultantes da alteração da percepção, das crenças,dos valores, etc. Ao avaliar ou estudar a personalidade é preciso realizar um estudo longitudinal e outro transversal. Dito de outra maneira, é preciso considerar a história de vida de cada pessoabem como o momento ou situação atual que a pessoa está vivendo. A personalidade pode ser definida como “resultante psicofísica da interação da hereditariedade com o meio, manifestada através docomportamento cujas características são peculiares a cada pessoa” (D’ANDREA, 1999, p.10).
Personalidade pode ser compreendida como o somatório do caráter, mais temperamento, mais constituição (estruturafísica do indivíduo que corresponde ao genótipo).
GENÓTIPO: características individuais hereditárias que podem ou não se desenvolver nas interações com o meio. Características de um indivíduo. É herdadodos pais através dos gametas.
PARATIPO: características individuais adquiridas basicamente por influência do meio e que no conjunto são chamadas de paratipo.
FENÓTIPO: genótipo + paratipo.Corresponde a aparência de um indivíduo. Qualquer característica mensurável ou uma peculiaridade individual que o organismo possui. É o resultado da interação genótipo e meio ambiente.
TEMPERAMENTO:corresponde a características individuais herdadas para reagir ao meio de maneira peculiar. Exemplo: desde o nascimento cada indivíduo apresenta diferentes limiares de sensibilidade frente aos estímulos...
tracking img