Disturbios psicomotores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DISTÚRBIOS PSICOMOTORES

 O que há com ela?
 O que acontece com esta criança desajeitada?  Andou tarde, caiu quantas vezes...  Precipitava-se pelas escadas ao invés de desce-las, ou morria de medo delas como se fosse um grande empreendimento...  E vestir-se... O que seria a manga, onde estariam os braços, as pernas da calça?

 Por que existem laços nos sapatos?  Para atormentarcrianças?
 E um caderno?  Começa-se de que lado?  Por que as coisas são assim?  Que estranho é este mundo de lados...

 O que há com esta criança?

Há pessoas – crianças, jovens e adultos – que apesar de possuírem uma inteligência normal e, às vezes, até superior, têm uma aparência e uma atuação que as diferenciam das outras, preocupando e incomodando aos que com elas convivem.

Seusmovimentos são desajeitados, lentos pesados. Quando andam, podem apoiar duramente o calcanhar no solo. Quando crianças, custam a aprender a subir e descer escadas. Nas escolas, evitam participar de jogos, nos quais geralmente são ridicularizadas e afastadas; tê-las como parceiras é perder na certa.

As dificuldades evidenciam-se na escola, onde as exigências são maiores e as consequências também.Custam a escrever, preensão do lápis inadequada, letra ilegível.
A leitura é adquirida com dificuldade, as palavras escrita erradamente. Há inversões de letras, sílabas, incompreensões de sons. O cálculo também fica prejudicado.

Recortes, desenhos e pinturas com dificuldade total.

Estas são as queixas mais frequentes. Estas crianças apresentam Distúrbios Psicomotores. Refletem na esferacorporal – Plano Tridimensional

DISTÚRBIOS DO ESQUEMA E IMAGEM CORPORAL

Evidenciam-se pela inabilidade ou dificuldade que o indivíduo apresenta, após 5 anos de idade em nomear, discriminar, parear, reconhecer, dar as funções e reproduzir graficamente as principais partes do corpo.

DISTÚRBIO DA DINÂMICA GLOBAL
 Considerados após 5 anos de idade, quando o indivíduo já estruturou seualicerce básico psicomotor, evidenciam-se pelas seguintes características:  Dificuldade de organizar bimanual e bipedal seu equilíbrio estático e em movimento, deixando-o desarmonioso, deselegante e até mesmo perturbado.

Aparecem consequentemente desorganizações temporo-espaciais e de lateralidade, dificuldades de permanecer por três minutos mínimos em equilíbrio parado, ligado a PersistênciaMotora. Geralmente os movimentos são globalizados, mesmo quando deveriam ser refinados e específicos, e às vezes contaminados por sincinesias cinéticas, tônicas ou paratonias leves. O indivíduo dito “bem organizado”, deve apresentar uma evolução constante na sua movimentação corporal e uma adequação significativa ajustada ao ato motor manifestado.

DISTÚRBIOS DA DOMINÂNCIA LATERAL
É a falta dedefinição psico-funcional dos órgãos dominantes, mão, pé e olho, após 7 anos de idade. Sua especialização vai evoluindo desde os primeiros meses de vida e deve estar definida até aos 7 anos. Suas causas podem ser tanto de origem neurológica (síndromes, afeções e imaturidade do SNC) como de caráter afetivo emocional, psicológico ou ambiental, como no caso do que vulgarmente se chama de“ambidestrismo”. Cabe aqui, uma investigação profunda e sistemática, para verificação do uso das duas mãos, de uma e outra, em determinadas atividades, muitas vezes, causas de “canhotos ou destros” contrariados.

DISTÚRBIO DA LATERALIDADE
Ligado diretamente ao Esquema e Imagem Corporal às noções temporo-espaciais e à definição da Dominância Lateral, ocorre geralmente após aos 7 anos de idade. Segundo PIAGETe HEAD, e através de pesquisas nesta área, podemos considerar um indivíduo com dificuldade de lateralidade se, após aos 7 anos, este não conseguir localizar, discriminar, nomear, conceituar em si num primeiro plano a noção de direita e esquerda. Após 9 anos, no outro, no objeto e no espaço gráfico estas noções relacionadas primordialmente com o espaço tridimensional.

DISTÚRBIOS DE...
tracking img