Disturbio circulatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Distúrbios Circulatórios
O sistema circulatório é responsável pelo transporte de nutrientes (oxigênio, água, sais minerais, proteínas, lipídeos, glicídios, etc.) para os diversos órgãos, além de retirar dos mesmos aquelas substâncias resultantes do metabolismo ou do catabolismo celular. Para desempenhar esta função, o sistema circulatório possui um órgão central, o coração, que atua como umabomba, cuja função é impulsionar o sangue para os tecidos, através de um sistema fechado de tubos, os vasos sanguíneos. A função do coração é, então, direcionar o sangue, sempre no mesmo sentido, com as suas contrações. Para tal possui uma parede muscular bem desenvolvida, constituída por um tipo especial de fibras musculares (fibras musculares cardíacas), que se contraem de maneira involuntária erítmica. Um outro conjunto de fibras cardíacas modificadas, constitui o sistema de condução de impulsos, que permitem que as contrações das paredes das cavidades cardíacas sejam feitas de maneira coordenada. As contrações cardíacas impulsionam o sangue pelo sistema arterial, constituído por vasos que transportam o sangue desde o coração para os tecidos. Ao se contrair o ventrículo esquerdo envia osangue para a artéria aorta. A força que transmite a contração cardíaca ao sangue se descompõe em uma força cinética (que imprime o movimento ao sangue) e uma força que se exerce contra a parede dos vasos (pressão hidrostática). A pressão hidrostática é máxima no início da aorta (em torno de 100-120 mm de Hg), e vai diminuindo à medida que o sangue se distancia do coração, chegando a 35-40 mm de Hgna extremidade terminal das arteríolas. Desta maneira, a aorta e seus grandes ramos (tronco bráquio-cefálico, carótida comum, subclávia, ilíaca), que suportam uma pressão relativamente elevada, possuem paredes mais resistentes, com uma túnica média com elevada concentração de fibras elásticas, sendo chamadas de artérias elásticas. Atuam como artérias de condução, levando o sangue do coração paraas artérias de mediano calibre, responsáveis pela distribuição do sangue para os diversos órgãos. As artérias de mediano calibre ou artérias de distribuição (radial, tibial, poplítea, axilar, esplênica, mesentérica e intercostais), possuem uma túnica média constituída por fibras musculares lisas e escassas fibras elásticas. A seguir temos as pequenas artérias e arteríolas, que constituem oschamados vasos de resistência, que regulam o volume de sangue distribuído nos diferentes leitos capilares, mediante vasodilatação ou vasoconstrição em regiões localizadas. Assim o volume de sangue que há num determinado momento e numa determinada região é determinado pelas arteríolas que a suprem.
Doenças:
Arritmia
Doença é caracterizada por batimento anormal do coração. Às vezes, o coração diminuiao mesmo tempo, em alguns casos, torna-se subitamente rápido. Pode-se também experimentar uma condição em que o batimento cardíaco é ignorado. Defeitos estruturais nos vasos do coração (cardiopatias congênitas) podem levar a problemas como arritmia.
As medidas de tratamento para arritmia principalmente incluem o uso de medicamentos e cirurgia, etc Beta-bloqueadores como atenolol, útil notratamento de batimentos cardíacos lentos. Entre os procedimentos médicos utilizados para tratar a arritmia, a instalação de marcapassos é importante. Este dispositivo faz uso de impulsos eléctricos, contribuindo assim para o batimento cardíaco, a uma taxa normal.
Insuficiência venosa crônica
Válvulas de doenças no interior das veias da perna ficam danificadas, o que aumenta a pressão sanguínea acima donível normal. Os coágulos sanguíneos que se desenvolvem nas veias é a principal causa de insuficiência venosa crônica. Outra causa desta doença é o inchaço e a inflamação das veias, esta condição é referida como flebite. Prurido é um dos principais sintomas observados em insuficiência venosa crónica. Outros sintomas associados com a pele são espessamento, descoloração, inflamação, etc.
Existem...
tracking img