Atividades praticas sepervisionadas

1731 palavras 7 páginas
O artigo traz reflexões sobre questões relacionadas ás medidas de prevenção e controle de infecção, deixando claro o conceito básico entre infecção e infecção hospitalar e as formas de contágio. Mostra a importância e os conceitos que envolvem a limpeza e a desinfecção das áreas hospitalares. Evidência os locais ou espaços onde a infecção e alojada, descrevendo a forma de prevenção e controle e a educação usada como estratégia de implementação de medidas na busca da qualidade e do cuidado.
Segundo Mussi Pinhata e Nascimento, de maneira geral, infecções hospitalares são quaisquer infecções que não estejam presentes ou incubadas no momento da admissão hospitalar e, portanto adquiridas durante a hospitalização ou até 72 horas após esta internação.

Desde o surgimento dos hospitais no século XIX, há relatos de infecções. Estas estão relacionadas intimamente com a incidência de doenças epidemias, que aconteciam as comunidades pobres e também, ás, mas condições de higiene e saneamento básico em que vivia a população (Maura ET AL 2008). Foi na idade médica que se iniciaram as suspeitas de um individuo poderia transmitir doenças para outro.
Os agentes infecciosos estão em todos os lugares principalmente em hospitais. Como nesses são realizados procedimentos invasivos (cirurgias), e são tratados traumas (fraturas), é maior a possibilidade de que o microorganismo penetre no corpo humano. A preocupação com controle da infecção hospitalar é um tema atual é polêmico sendo um assunto que abrange todas as áreas dentro das unidades de atendimento e se torna de extrema importância uma vez que está ligado direto e indiretamente aos cuidados com o paciente e tudo que envolve a qualidade e controle desde um simples material até o mais complexos se tornando ponto primordial entre todos os profissionais da saúde principalmente os que atuam em hospitais sendo parte integral e constante nas ações e procedimentos realizados.
Para Lopes,

Relacionados