Atividades praticas sepervisionadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O artigo traz reflexões sobre questões relacionadas ás medidas de prevenção e controle de infecção, deixando claro o conceito básico entre infecção e infecção hospitalar e as formas de contágio. Mostra a importância e os conceitos que envolvem a limpeza e a desinfecção das áreas hospitalares. Evidência os locais ou espaços onde a infecção e alojada, descrevendo a forma de prevenção e controle e aeducação usada como estratégia de implementação de medidas na busca da qualidade e do cuidado.
Segundo Mussi Pinhata e Nascimento, de maneira geral, infecções hospitalares são quaisquer infecções que não estejam presentes ou incubadas no momento da admissão hospitalar e, portanto adquiridas durante a hospitalização ou até 72 horas após esta internação.Desde o surgimento dos hospitais no século XIX, há relatos de infecções. Estas estão relacionadas intimamente com a incidência de doenças epidemias, que aconteciam as comunidades pobres e também, ás, mas condições de higiene e saneamento básico em que vivia a população (Maura ET AL 2008). Foi na idade médica que se iniciaram as suspeitas de um individuo poderia transmitir doenças para outro.
Osagentes infecciosos estão em todos os lugares principalmente em hospitais. Como nesses são realizados procedimentos invasivos (cirurgias), e são tratados traumas (fraturas), é maior a possibilidade de que o microorganismo penetre no corpo humano. A preocupação com controle da infecção hospitalar é um tema atual é polêmico sendo um assunto que abrange todas as áreas dentro das unidades de atendimentoe se torna de extrema importância uma vez que está ligado direto e indiretamente aos cuidados com o paciente e tudo que envolve a qualidade e controle desde um simples material até o mais complexos se tornando ponto primordial entre todos os profissionais da saúde principalmente os que atuam em hospitais sendo parte integral e constante nas ações e procedimentos realizados.
Para Lopes,Rossetto, Balei, Capabiango e Matsuo a infecção hospitalar pode ser dita de três maneiras. Infecção endógena: quando se verifica a partir de microorganismos próprio do paciente, geralmente imunodeprimido corresponde a 2/3 das infecções hospitalares. Infecção oxigena: é adquirida a partir de microorganismos estranhos ao paciente sendo vinculada pelas mãos de profissionais da equipe de saúde, pelanebulização, pelo o uso de respiradores vetores, e por medicamentos ou alimentos contaminados. Infecção cruzada que é transmitida de paciente para paciente.
Em 1994 realizou-se um estudo em que havia a prevalência das infecções hospitalares em 103 hospitais terciários localizados em capitais brasileiras com o objetivo de diagnosticar os problemas de infecção em hospitais. Direcionando planos de ações einvestimentos a taxa foi de 13% havendo a prevalência de infecções hospitalares. Na unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal foi a mais alta (46,9%) seguida pela unidade de queimadura (38,2%) e pela UTI pediátrica com (32,9%).
Partindo desse pressuposto esse trabalho abrange todo o principio de conceitos com relação á infecção apresentando ciclos. Os conceitos de limpeza e desinfecção são: ocontrole dos profissionais ligado a área da esterilização, lavanderias, novas tecnologias relacionadas a feridas sendo cirúrgicas ou não, os cuidados com cateteres e outros procedimentos invasivos, estes ciclos são os grandes centros de atenção hospitalar
Para compreendermos melhor o processo de infecção e infecção hospitalar, vamos entender os conceitos básicos. Á infecção pra ter inicio é precisoque ocorra a invasão em algum órgão do corpo, por um agente infeccioso que em contato com o órgão provoca uma reação dando inicio á doença, os principais agentes são bactérias, fungos, vírus e leveduras, que podem ser permanentes ou parasitários Os permanentes se alojam na superfície da pele e são difíceis de serem removidos, já os transitórios alojam-se livremente na pele e de fácil remoção....
tracking img