Disturbio articulatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Distúrbio Articulatório
É a criança ou o adulto que fala errado.
O distúrbio articulatório é considerado uma “patologia” leve, mas pode complicar se persistir além da idade de aquisição defala/linguagem, tornando-se um distúrbio de leitura e escrita, ou seja, a criança passa a escrever como ela fala, ou como ela falava.
Antes dos 6 anos de idade, a criança que apresenta trocas, não éconsiderada portadora de distúrbio articulatório, mas sim que apresenta alterações que devem ser sanadas, nível preventivo.
As causas podem ser várias, mas o que mais aparece é a dificuldade de discriminar osfonemas sonoros trocando-os pelos surdos. Em nossa língua portuguesa, os fonemas apresentam-se em pares, ou seja, possuem o mesmo movimento articulatório, porém um não possue vibração das cordas vocais(fonema surdo) e o outro possue (fonema sonoro), por exemplo, F/V, P/B, T/D, C/G, e outros.
Para falar o F ou o V a pessoa encosta os dentes incisivos centrais superiores no lábio inferior, o F nãohá vibração das cordas vocais no momento de sua emissão, já o V ocorre o contrário, a diferença está no traço de sonoridade, a criança tem a tendência de trocá-lo pelo fonema surdo.
Outros tipos detrocas:
a-      Omissões fonêmicas, caracterizada pela ausência do fonema, exemplo flores fores.
b-     Trocas ou substituições ela troca o fonema que na consegue emitir por outro que acredita serpróximo, exemplo chave – save.
c-      Distorções, a criança fala a palavra e nesta destroce o fonema, fala algum som não existente, às vezes ela pode até adicionar uma sílaba na palavra,distorcendo-a.
d-     Inversão, a criança inverte sílabas dentro da palavra, exemplo guitarra, guirrata
Sinais de alerta:
• quando apenas pessoas próximas entendem o que a criança esta falando
• afala da criança é muito infantilizada para a sua idade
• omissões, trocas como /p/ por /b/; /r/ por /l/
• falar "pato" ao invés de "prato"; "torvete" ao invés de "sorvete" entre outros
Quando...
tracking img