Massa colante para bloco ceramico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os canteiros de obras estão cada vez mais se rendendo ao uso de argamassa colante, um produto que, além de outras vantagens, reduz praticamente a zero o desperdício de material numaconstrução. O engenheiro civil, Ricardo Oliveira, um dos profissionais que está utilizando o produto em suas obras Apucarana, relaciona outros benefícios.
“A mão-de-obra fica 50% maisrápida; facilita na logística dentro da obra; o peso na estrutura é cerca de 55% menor em relação a de alvenaria convencional, com argamassa de cal, areia e cimento; e a resistência trêsvezes superior”, afirma o engenheiro.
Para explicar a velocidade de execução da obra, o engenheiro Oliveira faz uma comparação. Segundo ele, um bom profissional coloca em média 800tijolos por dia, já utilizando a argamassa colante, o mesmo profissional passa a colocar em médio 2.800 tijolos ao dia.
“A argamassa colante permite fazer um trabalho mais prático, dandoagilidade no andamento da obra, uma vez que o profissional tranquilamente irá assentar uma média de sete tijolos por minuto, ou seja, um tijolo em menos de 10 segundos”, informaOliveira, lembrando que um saco de 20 quilos rende em torno de 10m² de alvenaria.
 A argamassa colante é vendida pronta para o uso, não precisa adicionar nem água. O engenheiro detalha que oproduto vem em embalagem plástica segura e prática para o manuseio, transporte e armazenamento. “Sendo assim, dispensa o tempo que o ajudante de pedreiro levaria para preparar a massaconvencional. Esse é um processo que exige espaço para armazenar o grande volume de material, como areia, cimento, aditivos para liga da massa, betoneira, além do consumo de energiaelétrica e água”, explica Oliveira.
 
 
Detalhes técnicos:
 
O tempo de cura da argamassa colante é de 72 horas. Nos dias de chuva, assentar no máximo 4 fiadas e cobrir com lona.
tracking img