Dissertacao mba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 79 (19699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO SUPERIOR DE CIENCIAS E TECNOLOGIA ALBERTO CHIPANDE



Mestrado em Administração e Gestão de Empresas

MBA

VISÃO ECONÓMICA SOBRE O DESMATAMENTO: O PAPEL DA ILEGALIDADE E OS MECANISMOS PÚBLICOS PARA A PRESERVAÇÃO DA FLORESTA 2005-2012

ESTUDO DE CASO A PROVÍNCIA DE SOFALA.


De

LUIS JO SANDRAMO INCHUCA



Tese submetida `a InstitutoSuperior de Ciências e Tecnologia Alberto Chipande como exigência parcial para obtenção do grau de Mestrado em Administração de Empresas à Comissão Julgadora.




ORIENTADORES: Prof. Doutor OSCAR & JOSE LIMPO (MBA)



Beira, abril

2013


Declaração



O presente trabalho foi realizado pelo autor no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia Alberto Chipande em 2012. Estetrabalho é da sua autoria excepto para as citações que aqui foram referenciadas. Nunca foi e nunca será submetido a nenhuma outra universidade ou Instituto Superior. Nenhuma parte deste trabalho deverá ser reproduzida sem a permissão do autor ou do ISCTAC.





Nome do Estudante

Luís Jó Sandramo Inchuca



________________________

Data: 04/04/2013





Nome do Supervisor

JoséLimpo Sande (MBA)



________________________

Data: 04/04/2013

















DEDICATÓRIA

Este trabalho é dedicado a minha

esposa Isabel, meus filhos Gerson eJassiara e ao meu Pai
























agradecimentos



Agradecimentos fortes vão para Dr Gil Vicente, Doutorado e Ciências de Educação, pela fabulosa revisão do trabalho; ao Dr. Mubarak e o seu elenco da ISCTAC, instituto Superior que tem estado a trabalhar em prol do desenvolvimento do País, contribuindo com conhecimento, formando profissionais capazes decorresponder com os desafios que o País ostenta, concedendo oportunidades para que nesse período de economia de mercado aliado ao capitalismo, moçambicanos consigam chegar a graus de Mestres e Doutoramento, com uma qualidade internacional, capaz de competir com outros povos, outras universidades e outras nações.



O outro agradecimento vai para os Docentes de Mestrado, que aceitaram compoucos recursos, o desafio de formar mais quadros e aumentar o número da capacidade intelectual dos moçambicanos, o meu muito obrigado.



Por fim, agradeço a turma de MBA 2011/2012, pelo empenho e dedicação, acima de tudo o espírito de irmandade gerado ao longo do percurso, o meu muito obrigado.
















SUMÁRIO EXECUTIVO



Este trabalho faz um levantamento do impactoeconómico sobre o desmatamento: o papel da ilegalidade e os mecanismos públicos para a preservação da Floresta, causados pela expansão da actividade produtiva e em particular da agricultura, diante de todo alarme mundial em busca de fontes de sobrevivência nas zonas rurais. O objectivo deste estudo é analisar o impacto económico sobre o desmatamento: o papel da ilegalidade e os mecanismos públicospara a preservação da Floresta. A pesquisa é descritiva e os dados são analisados qualitativamente. Percebe-se que com a ampliação do cultivo de algodão, gergelim, milho e mapira, entre outras culturas de rendimento muitas vezes usam-se as vias mais fácil e rápida de desmatamento que são as queimadas. Mas pensa-se que a principal causa e a caca furtiva de animais de pequena espécie como aratazana, chega-se a queimar grandes áreas por um animal. Esquecidos os seus efeitos devastadores no desgaste do solo e, as derrubadas de florestas que agridem todo o ecossistema.



Palavras-chave: Impacto Economico, Ilegalidade, Desmatamento, Desflorestamento, Biodiversidade


















Abstract

This work is a survey of the economic impact on deforestation: the role of...
tracking img