Dispositivos embarcados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISPOSITIVOS COM PROCESSADORES

1. INTRODUÇÃO
Quando se fala no termo processador, a primeira imagem que nos vem à mente é a dos processadores que utilizamos nos nossos computadores. No entanto o uso dos processadores é bastante amplo. Hoje temos processadores embutidos em vários dispositivos que utilizamos no nosso dia-a-dia como telefones, câmeras, liquidificadores, geladeiras,equipamentos de redes de computadores, entre outros. A esses equipamentos com processadores embutidos damos o nome de dispositivos embarcados.
2. OBJETIVO
Esse artigo tem por objetivo fazer uma introdução ao universo dos processadores embarcados, falando brevemente sobre sua história, conceito, arquitetura e as principais diferenças em relação aos processadores mais populares que são usados noscomputadores pessoais.
3. HISTÓRICO
O termo sistema embarcado surgiu no final da década de 1960, quando foi criado um pequeno programa de controle funcional de telefones. Pouco tempo depois este programa foi modificado e estava sendo usado em outros dispositivos. Na realidade eram adaptados os sinais de entrada e saída definidos no programa para as características do novo dispositivo, porém ocódigo não sofria alterações. Estes programas eram escritos em linguagem de máquina até a década de 1970 quando começaram a surgir bibliotecas de códigos direcionados para sistemas embarcados específicos com processadores específicos. Em meados da década de 1980, vários componentes externos foram integrados no mesmo chip do processador, o que resultou em circuitos integrados chamados microcontroladorese na difusão dos sistemas embarcados. Atualmente os sistemas embarcados podem ser programados em linguagens de alto nível e alguns chegam a possuir sistemas operacionais.
4. CONCEITO
Um sistema embarcado, ou embutido, possui um microprocessador embutido que é completamente dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla. Segundo Otávio Chase, em seu artigo Sistemas embarcados publicadoem 2007, “Um sistema é classificado como embarcado quando este é dedicado a uma única tarefa e interage continuamente com o ambiente a sua volta por meio de sensores e atuadores [3]. Por exigir uma interação contínua com o ambiente, este tipo e sistema requer do projetista um conhecimento em programação, sistemas digitais, noções de controle de processos, sistemas de tempo real, tecnologias deaquisição de dados (conversão analógico/digital e sensores) de atuadores (conversão digital/analógico, acionamento eletromecânico e PWM), e cuidados especiais na eficiência de estruturação do projeto e do código produzido.”

5. ARQUITETURA

Os processadores de dispositivos embarcados utilizam arquiteturas ARM, PowerPC, PIC, AVR, 8051, Codfire, TMS320, blackfin, sendo a arquitetura ARM a maisutilizada.
Os processadores ARM representam hoje a maioria em equipamentos portáteis, como iPhone e calculadoras. No mercado de computadores esse processador ainda não abrange a maioria absoluta, apesar de que alguns notebooks utilizam essa tecnologia para as operações de processamentos.
Processadores ARM utilizam arquitetura RISC. Essa arquitetura visa a simplificação das instruções daarquitetura CISC, que contem suporte a instruções complexas, simultâneas e de execução mais lenta, mas que resultavam em código menores por causa da simplificação da estrutura de programação decorrente e menos entradas e saídas. A simplificação obtida com o uso da arquitetura CISC enfatiza o intuito de atingir a máxima eficiência por ciclo e uma maior ordenação das operações dentro do núcleo deprocessamento.
Como mencionado a cima, o processador ARM ainda não é muito utilizado em computadores. Isso ocorre porque no mercado ainda persiste arquiteturas como x86 juntamente com o x64. Essa pouca predominação do ARM ocorre por razões de compatibilidade de software, por exemplo: é inviável a execução do Windows 7. Não esquecendo de mencionar que programas de porte menor pode ter seu código...
tracking img