Disgrafia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR NO COMBATE À DISGRAGIA

MARIA DAS GRAÇAS SOUZA OLIVEIRA
MYCHELLE KAROLLYNE SOUSA OLIVEIRA


RESUMO

A proposta desta pesquisa tem por objetivo analisar a contribuição do psicopedagogo no combate a disgrafia no processo de aprendizagem na alfabetização. Apresenta o contexto histórico da psicopedagogia no Brasil, identificandoos distúrbios de aprendizagem na alfabetização. Destaca a disgrafia como foco do presente estudo com base na diculdade da criança em escrever corretamente a linguagem falada. Discute os resultados apontando a importância do psicopedagogo no combate a disgrafia na alfabetização.

Palavras-chaves: Contribuição da Psicopedagogia. Distúrbio de aprendizagem, Disgrafia. Intervenção psicopedagógico.ABSTRACT

The purpose of this research is to analyze the contribution of psychopedagogists dysgraphia in combating the process of learning in literacy. Presents the historical context of educational psychology in Brazil, identifying learning disabilities in literacy. Dysgraphia highlights the child spell the spoken language. Discusses the results indicating the importance of fighting inpsychopedagogists dysgraphia in literacy.

Keywords: Contribution of Educational Psychology. Learning disabilities. Disgraphia. Intervention psychology.


1 INTRODUÇÃO

Ao longo dos anos, o sistema educacional brasileiro tem mostrado uma proposta educacional, até certo ponto, preocupada com o ensinar, porém, pouco comprometida com o aprender, o que tem proporcionado defasagem na aprendizagem,sobretudo na escrita, devido a diversos fatores como: metodologia de ensino inadequada, despreparo dos professores, desinteresse dos alunos, falta de apoio da família, dificuldades fonológicas da língua, sistema de avaliação obsoleto, entre outros. Portanto, é mister, dentre outras possibilidades, a contribuição do profissional da psicologia, com objetivo de combater a referida dificuldade deaprendizagem da escrita no processo de ensino.
Constata-se que, por décadas, foi mantido o equívoco de não dar a atenção devida à Educação Infantil. Chegou-se a defender, na prática, que a criança exige menos e, por conseguinte, o professor menos capacitado era lotado na alfabetização e séries iniciais. Hoje há uma nova leitura com relação a esse fato. Tem-se percebido quão relevante é uma metodologiaadequada e um professor competente, bem como o diagnóstico de qualquer dificuldade de aprendizagem ainda na infância, faixa etária onde a possibilidade de reversão de quadros é bem maior.
O tema do presente trabalho surgiu em face da necessidade de compreender como o profissional de psicopedagogia interfere no combate à dificuldade da escrita. Diante disso, questiona-se: até que ponto éimportante a contribuição do profissional de psicopedagogia no combate à disgrafia na alfabetização?
Nesse contexto, propõe-se a discutir a contribuição psicopedagógica no combate à disgrafia na alfabetização. De acordo com o Código de Ética dos Psicopedagogos:
A Psicopedagogia é um campo de atuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana; seus padrões normais e patológicos,considerando a influência do meio - família, escola e sociedade - no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia. (Artigo 1º).

Conforme o exposto entende-se que a psicopedagogia é capaz de contribuir intensamente no combate à dificuldade de escrita, até porque essa ciência conta com a contribuição de várias áreas de conhecimento, tais como, psicologia, sociologia eantropologia, todas indispensáveis à análise do processo de aprendizagem.
A pesquisa ora apresentada está fundamentada de acordo com a classificação de Vergara (2003), sendo explicativa e bibliográfica. Quanto aos meios, explicativa, porque busca identificar as causas da disgrafia na alfabetização. Quanto aos fins, é bibliográfica, porque recorre-se à literatura pertinente, para a fundamentação...
tracking img