Disgrafia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DISGRAFIA

INTRODUÇÃO

Nos diferentes aspectos da Dislexia, a DISGRAFIA é caracterizada por problemas com a Linguagem Escrita, que dificulta a comunicação de idéias e de conhecimentos atravésdesse específico canal de comunicação. Há disléxicos sem problemas de coordenação psicomotora, com uma linguagem corporal harmônica e um traçado livre e espontâneo em sua escrita, embora, até, possam terdificuldades com Leitura e/ou com a interpretação da Linguagem Escrita. Mas há disléxicos com graves comprometimentos no traçado de letras e de números. Eles podem cometer erros ortográficos graves,omitir, acrescentar ou inverter letras e sílabas. Sua dificuldade espacial se revela na falta de domínio do traçado da letra, subindo e descendo a linha demarcada para a escrita. Há disgráficos comletra mal grafada, mas inteligível, porém outros cometem erros e borrões que quase não deixam possibilidade de leitura para sua escrita cursiva, embora eles mesmos sejam capazes de ler o que escreveram.É comum que disgráficos também tenham dificuldades em matemática.
Disgráficos, com freqüência, experimentam, em diferentes graus, sensação de insegurança e desequilíbrio com relação à gravidade,desde a infância. Podem surgir atrasos no desenvolvimento da marcha, dificuldades em subir e descer escadas, ao andar sobre bases em desnível ou em balanço; ao tentar aprender a andar de bicicleta, nouso de tesouras, ao amarrar os cordões dos sapatos, jogando ou apanhando uma bola.

DESENVOLVIMENTO

Disgrafia é o distúrbio da palavra escrita que se caracteriza por uma leve incoordenação motora,apresentando a mesma letra com movimentos diferentes.
Quando a letra, na palavra, se apresenta com o mesmo movimento, mas a escrita é confusa e ilegível, às vezes, devemos observar o lado psicológicodo paciente. Isto é muito importante ser observado, porque só podemos trabalhar com o acompanhamento psicológico.
Segundo Garcia (1998), a Disgrafia é uma dificuldade no desenvolvimento da...
tracking img