O urbanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS
CENTRO POLITÉCNICO
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Professora: Joseane da Silva Almeida


Síntese do texto
O URBANISMO:ENTRE A CIDADE E O TERRITÓRIO – Regina Maria Prosperi Meyer

Acadêmica: Silvia Gertrudes Leitzke GonçalvesData: 19/03/2012

O URBANISMO: ENTRE A CIDADE E O TERRITÓRIO

O texto de Regina Meyer trata das questões sobre o exercício da profissão dos urbanistas eplanejadores e salienta que os métodos de trabalho atuais já não poderão ser os mesmos com os quais o urbanismo vem trabalhando desde o inicio do século XX
As cidades hoje exigem uma nova revisão quepossa abranger suas transformações, onde a metodologia do trabalho seja na escala adequada a cada situação. Os urbanistas atualmente trabalham com um processo constituído como território urbano, onde jánão há mais limites físicos entre o rural e o urbano.
A prática do projeto total ficou inviável devido às grandes dimensões das cidades ficando assim acertado um novo método de trabalho que demarcatrechos urbanos espacialmente circunscritos e funcionalmente abrangentes. Este método analisa e apreende os aspectos espaciais e funcionais do território, considerado em toda sua extensão, criaperímetros no seu interior onde o projeto poderá ser desenvolvido. O termo “peça urbana” descreve um trecho da cidade que estabelece um perímetro onde será analisado para projeto.
O urbanismo é uma atividadeanalítica que se realiza apenas quando assume uma dimensão propositiva, para afirmar que um trabalho seja realizado na área especifica do urbanismo, é necessário avaliar as questões ditas espaciaisfuncionais e programáticas e as propostas de transformação.
A partir dos anos 80 houve uma reorganização da metodologia de trabalho do urbanista, Marcel Roncayolo (1993) afirma que “a cidade é um...
tracking img