Disfunção de aprendizad

598 palavras 3 páginas
1. INTRODUÇÃO
O termo Dificuldade de Aprendizado vem sendo usado há muitos tempo atrás, por volta da década de 60, esse era usado para classificar Distúrbio que podem ser gerados por uma serie de problemas cognitivos ou emocionais.
Quando falamos em Dificuldade de Aprendizado nos leva a varias dúvidas e a vários conceitos que envolvem o universo da aprendizagem.
Além desta dúvida, temos ainda à de qual intervenção usar perante um aluno que apresenta um Distúrbio, um Transtorno de Aprendizado ou até mesmo a Dificuldade de Aprendizado propriamente dita.
A escola tem um papel fundamental para o sucesso de aprendizagem com seus alunos, hoje muitas delas já disponibiliza recursos especificos como “salas de apoio; aulas extraclasse; socialização de aprendizagem” entre outros, que tem a finalidade de contribuir e enriquecer o aprendizado e a educação para com esses alunos.
2. DIFICULDADE DE APRENDIZADO
Quando falamos em Dificuldade de Aprendizado, por vezes gera muitas dúvidas e discução, pois esse se inclui as classificações entre Distúrbios e Transtornos de Aprendizagem. Considerando tal problemática citaremos autores que fazem algumas concepções da tal diferenciação.
De acordo com Moojen (1999), os termos Dificuldade, e Distúrbios/transtornos são na maioria das vezes usados como se tivessem o mesmo significado, o que é um grande equivoco, por cada um tem seu diagnostico diferenciado. A fim de esclarecer peculiaridades de cada termo, Moojen (1999, p. 32) descreveu as seguintes classificações, destinguindo oque é Dificuldade de Aprendizagem e Transtorno de Aprendizagem:
Dificuldades de Aprendizagem [ … ] podem ser de percurso, evolutiva, transitória ou secundária a outras patologias ( deficiência mental, sensorial, Transtorno de Atenção e Hiperatividade, transtornos emocionais, neurológicos, etc). Transtornos de aprendizagem, descritos pelos manuais de diagnóstico (DSM – IV e CID-10). Nestes últimos, são descritos os especificadores de gravidade e curso: os

Relacionados

  • aula de criminologia
    7775 palavras | 32 páginas
  • Usando sua mente
    55361 palavras | 222 páginas
  • trabalho
    173860 palavras | 696 páginas