Disfemia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A dificuldade em manter a fluência da expressão verbal, ou seja, o transtorno de fluência da palavra, que se caracteriza por apresentar uma expressão verbal interrompida em seu ritmo, de maneira mais ou menos brusca, essa disfluência denomina-se Disfemia.
O tipo mais comum de disfemia é a gagueira, também chamada de tartamudez, que é caracterizada pela interrupção da fluênciaverbal, através de repetições ou prolongamento dos sons, sílabas ou palavras. Geralmente, ela vem acompanhada de movimentos corporais, como balançar os braços e as mãos, piscar os olhos ou tremor labial, na tentativa da criança em superar o bloqueio da fala.
Em muitas crianças encontramos uma disfluência, também chamada gagueira fisiológica, entre os dois e cinco anos de idade. Esse transtorno éconsiderado normal tendo em vista que o desenvolvimento e a aquisição da linguagem ocorrem de forma intensa nessa fase. A criança apresenta uma fala vacilante, repetições de vocábulos, similares ao gaguejar, mas da mesma forma que a disfluência surge, com o desenvolvimento da criança, ela cessa, não sendo assim o caso da Disfemia.
Não há uma única etiologia para a gagueira, da mesma forma queas formas terapêuticas e abordagens de tratamento são variadas, buscando em alguns casos uma melhor adaptação social e emocional, passando pelo enfrentamento de situações de exposição verbal, pela diminuição da ansiedade e o aumento da auto-estima. 
2. CONCEITO

Disfemia, do dicionário, Gagueira - distúrbio da fala, caracterizado por contrações musculares, que ocasionam repetições oudificuldades na articulação e propagação verbal de sílabas ou palavras.
Gagueira é o nome popular de Disfemia, também chamada de gaguez, disfemismo, disfluência, tartamudez, pselismo.
Distúrbio da linguagem, "transtorno da expressão verbal", que afeta o ritmo da fala, fazendo com que o indivíduo involuntariamente repita sílabas e/ou palavras, e/ou faça longas pausas ao pronunciar palavras e/ou frases(há quem diferencie a gagueira da disfemia, sendo esta a denominação dada para designar a doença, e a gagueira usada para denominar o sintoma da disfemia, isto é, o ato de falar com paradas e/ou repetições).
Segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID 10), a gagueira é cientificamente considerada como distúrbio ou transtorno de fluência de fala.
A fim de enriquecer a definição deDisfemia, temos conceitos formulados por alguns estudiosos da área, como:
“Disfemia é o defeito da elocução caracterizado pela repetição de sílabas ou palavras, ou por paradas espasmódicas que interrompem a fluidez verbal acompanhadas de angústias.” (Jorge Perelló)
“Gagueira é a repetição e o prolongamento involuntário de sons e sílabas da fala que o indivíduo se esforça para eliminar.” (Daniel R.Boone)









3. CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

Não há ainda, na literatura que se diz especializada, conclusões definitivas sobre o tratamento, e, principalmente, sobre as causas da gagueira, que ainda são um grande enigma para os pesquisadores, mesmo depois de incontáveis estudos e levantamentos de estatísticas.
Entretanto, o Dr. Drauzio Varella em um artigo sobre a disfemia diz ser agagueira um distúrbio multifatorial. Pode ter origem genética, orgânica, psicológica e/ou social.
São conseqüências da disfemia:
a) Vergonha: sentem vergonha da gagueira e fazem todos os esforços para ocultá-la;
b) Culpa: sentem culpa por não conseguirem obter aquilo que poderiam obter facilmente se falassem com fluência;
c) Frustração: sentem-se frustrados pela sua incapacidade em comunicareficazmente com as outras pessoas;
d) Baixa auto-estima: a gagueira às vezes causa um sentimento de impotência.

4. CASOS E DEPOIMENTOS

Um dos casos mais famosos de Disfemia é o do Rei George VI (Albert Frederick Arthur George), que inspirou o filme “O Discurso do Rei”. O Rei Britânico, George VI, ganhou respeito pelos seus observadores por suas responsabilidades e limitações de um monarca...
tracking img