Jefferson couto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Teórico
VETORES
Vetor é um símbolo físico-matemático utilizado para representar o módulo, a direção e o sentido de uma grandeza física vetorial.
    Parece ser bem complicado, mas na realidade é uma coisa bastante simples. Para facilitar, imagine uma situação em que você está em uma rua movimentada de São Paulo e visualiza um carro muito bonito. Impressionado com a imagem corre paracontar a um colega sobre o tal carro, e no mesmo instante este colega lhe pergunta:
    - Uau! Onde você viu este carro?
    - No centro de São Paulo.
    - Mas o carro ia em que direção?
    - Ele ia na mesma direção da Av. Rebouças.
    - Mas em que sentido o carro seguia?
    - Ele ia pela Rebouças sentido ao centro.
    - E qual era a velocidade em que o carro se movia?
    - Pô! umamáquina daquelas só podia estar a uns 190 km/h. 
   Sem perceber você acabou de determinar ao seu colega o VETOR que representa o carro visto.
    Antes de lembrá-los como é que se pode enxergar um vetor em uma história como esta, precisamos lembrar da definição de um vetor.
O QUE É VETOR
    Vetor (do latim vector = condutor), como já dissemos é um instrumentos usado, principalmente pela física,que reúne "dentro de si" três informações sobre um corpo ou um móvel.
* MÓDULO (intensidade, número real não-numérico)
* SENTIDO
* DIREÇÃO
    Os vetores são representados por qualquer letra e por uma seta desenhada por sida da letra, como . O módulo deste vetor é representado pela letra que representa o vetor, porém sem a seta em cima, v, ou então pelo símbolo do vetor entre os sinaismatemáticos que representam módulo, ||.
    Para facilitar a nossa compreensão vamos pegar um exemplo simples

Neste exemplo tempos um vetor que possui todas as informações necessárias. veja:
         Direção: como vemos, o vetor acima possui a mesma direção da reta r, horizontal;
         Sentido: Fica notável que o vetor segue de P para O, da esquerda para direita, neste caso;         Módulo: O módulo é a intensidade do vetor, como já sabemos. O módulo é, graficamente  representado, pelo tamanho do vetor desenhado, que em nossa caso é de três unidades de medidas u, ou seja 3u.
OBS.: Devemos sempre notar que se a unidade de medida fosse centímetros, o módulo do vetor seria 3 cm, e se a unidade de medida fosse metros, o módulo do vetor possuiria 3 metros, etc.
         Agora, possuímostodo o conhecimento necessário para retornar àquela história e dela tirar todas as informações do vetor que representa o carro visto. Então faça isto antes de continuar o seu estudo.
    As informações do vetor são:
         Sentido: Sentido centro de São Paulo.
         Direção: A mesma direção da Av. Rebouças.
         Módulo: Aproximadamente 190 km/h.
 
VETORES IGUAIS E VETORESDIFERENTES
   Este é outro item muito importante para entendermos, definitivamente, um vetor.
Para que dois vetores sejam iguais eles, necessariamente, precisam possuir módulos, sentidos e direção iguais. Por exemplo:

Os vetores acima são iguais, pois possuem as três informações, que constitui um vetor, iguais.

   Se tivermos dois vetores que possuem módulos e direções iguais, porém sentidosdiferentes, dizemos que que estes vetores são diferentes e opostos. Por exemplo:

Estes dois vetores são diferentes, pois possuem a mesma direção (horizontal), o mesmo módulo, porém o sentido contrário e opostos.

CÁLCULOS COM VETORES

     Agora que já sabemos tudo o que é importante sobre um vetor, iremos aprender a trabalhar com eles.
    Alguns dos cálculos que iremos analisar necessitarádas lembranças que possuímos sobre trigonometria, se por algum acaso você não se lembrar deles, recomendo que faça uma pequena revisão com seu livro ou caderno para que depois possamos estar dando continuidade a este estudo.

ADIÇÃO DE VETORES

    Quando executamos uma operação com vetores, chamados o seu resultado de resultante . Dado dois vetores = A - O e = B - O, a resultante...
tracking img