Discurso ti verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
No nosso discurso vamos tratar deste assunto porque, temos que nos preocupar não só com o quê?, mas também com o como, usar a tecnologia sem prejudicar o meio ambiente. Recentemente percebeu-se, por exemplo, que todo progresso tinha um custo econômico, mas também tinha um custo ambiental, seja na exploração dos recursos naturais necessários para a fabricação de um computador, ou no impacto que ogerenciamento de resíduos pode trazer para o meio-ambiente.
É através do progresso tecnológico que a sociedade moderna consegue mais conforto, rapidez em seus afazeres ....
Hoje, o aumento da escala de produção e a redução dos preços médios e maior oferta de modelos e opções têm proporcionado maior acesso à tecnologia para a maioria das classes sociais, o que é positivo. Mas com uma maiorquantidade de máquinas fabricadas, há um uso de recursos naturais. Some-se a isso a obsolescência destes equipamentos e veremos que cada vez mais iremos comprar mais máquinas.
É possível conciliar esse avanço com um menor impacto nos recursos naturais? Será que podemos reduzir racionalmente nosso consumo sem prejudicar o atendimento de nossas necessidades? O consumo de energia é um processo que leva aum impacto ambiental?

O fato é: não podemos abrir mão da tecnologia. É ela que torna possível tudo o que conquistamos como sociedade, como civilização. Mas por outro lado, não podemos agir de forma irresponsável e ignorar que o uso da tecnologia gera impactos ambientais. Então será pelo uso racional desta tecnologia, equilibrando os impactos que seu uso traz para a natureza e para a sociedade,que conseguiremos conciliar o desenvolvimento como o equilíbrio ambiental.

O que é Computação Verde?
É um conceito que atua para garantir que todo dispositivo computacional, tenha como características a proteção ao meio ambiente. Desde a concepção, passando pela fabricação, embalagem, desempenho e descarte final.

Porque Computação Verde?
A tecnologia de informática atualmente éresponsável por 2%de todas as emissões de dióxido de carbono.

Os grandes Data Center’s já consomem quase 1%de toda a energia elétrica gerada no planeta.

Uma busca no Google consome eletricidade suficiente para acender uma lâmpada econômica de 11 watts por 15 minutos à uma hora.

Segundos engenheiros da Google cada busca no Google utiliza 1 kJ de energia e emite cerca de 0,2 gramas de dióxido decarbono.

A internet tem maior participação no aquecimento global que o tráfego aéreo.

Em torno de 1,8 toneladas dos mais variados tipos de materiais são utilizados para construir um único computador de mesa. Somente em combustíveis fosseis se consome mais de dez vezes o seu próprio peso.

Lixo ELETRÔNICO:

Considera-se lixo eletrônico todo aquele gerado a partir de aparelhos eletrodomésticosou eletroeletrônicos e seus componentes, incluindo os acumuladores de energia(baterias e pilhas), e produtos magnetizados, de uso doméstico, industrial, comercial e de serviços, que estejam em desuso e sujeitos à disposição final.

O QUE PODEMOS FAZER?
Desligue os dispositivos que não estão em uso:
Uma impressora pode consumir 3,24KWh em um mês, energia para manter acesa uma lâmpada de 60 watspor 54 horas.

Desligue o monitor. Em modelos CRT (monitor de tubo) a energia gasta correspondia a mais da metade da energia gasta por todo computador. Um LCD de 17 polegadas, ativo, gasta cerca de 30 watts, já no estado de dormir, gasta 1 watt.

Com efeito, a abordagem que se faz sobre a reciclagem e eliminação dos produtos tóxicos das peças de computadores é necessária, pois além deabranger os eletroeletrônicos em geral, o tema vem sendo tratado superficialmente tanto pelos meios de comunicação quanto pela sociedade. Generalizando, somente as ONGS cuja finalidade é a proteção ambiental buscam divulgar esse assunto. A situação na qual se encontra a sociedade, diante do uso incessante de produtos eletrônicos e de seu descarte, merece a devida atenção e precisa ser resolvida em...
tracking img