Empreendedor de sucesso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDOR DE SUCESSO

Campinas
03/2010

Carolina Gobbi RA: 1044104356
Fabrício da Costa RA: 1014815621
Luiz Fernando Borborema RA: 9230619027
Pâmela Daniele de Oliveira RA: 1017816915
Paulo Cesar Ventino Rodrigues RA: 1099920693
Susie Amanda de Castro RA: 1010806259

EMPREENDEDOR DE SUCESSO

Trabalho apresentado a Professora Lara Campos
da disciplina Empreendedorismo
da turma –1º Semestre Diurno
do curso de Administração

Campinas
03/2010

Sumário

Introdução 1
Da oportunidade ao Empreendimento 2
O primeiro fracasso 3
A marca consolidada 4
Considerações finais 6
Referências 7


Lista de Ilustração

Ilustração 1 – A receita de Dona Arthêmia 2
Ilustração 2 – Logomarca 4 Ilustração 3 – Loja da rede 5

Introdução

Empreendedor é aquele que teminiciativa e visão de oportunidade, tem ousadia e assume riscos, busca o conhecimento, possui um bom relacionamento, disciplina, perseverança, comprometimento. É através destas habilidades e competências que iremos desenvolver em algumas palavras o surgimento da Casa do Pão de Queijo e o projeto empreendedor de Alberto Carneiro Neto e seu pai Mario Carneiro.
A Casa do Pão de Queijo demonstra que umagestão de sucesso tem uma estrutura forte embasada num planejamento sólido, que prevê margens de risco e se prepara, de certa forma, para enfrentar futuras crises, as quais sempre acompanharão qualquer um que queira adentrar no mundo dos negócios.

Da Oportunidade ao Empreendimento

Mário Carneiro – engenheiro, nascido em Uberlândia – sempre quis criar seu próprio negócio fabricando pães dequeijo de sua mãe, mas a idéia só se transformou em projeto após receber visita do dono do restaurante Rubayat, que depois de experimentar, conseguiu incentivar toda a família a vender o produto. Se havia ainda, algum receio, Berlamino – dono do Rubayat – propôs que as primeiras entregas fossem para o próprio restaurante, tirando quaisquer dúvidas sobre a possibilidade de sucesso do intento.Ilustração 1 – A receita de Dona Arthêmia

Preocupado em manter a qualidade e reputação da qualidade dos pães de queijo, não foi difícil superar as expectativas de vendas no próprio restaurante. Logo, Alberto (filho de Mário), estava à procura de um imóvel para, finalmente, lançar a marca que culminaria num exemplo de empreendimento de sucesso, não sem antes passar por alguns reveses.
No início,sequer havia um plano de negócio. A idéia era simplesmente lucrar ofertando um produto inovador, que incrementasse o café da manhã dos paulistanos. Planejamento, de fato, somente com Alberto Neto, que assumiu a frente determinando e destinando uma porcentagem do lucro para investimentos num período não muito distante. Quando foi chamado a participar do negócio em família, Alberto Neto estudavaAdministração na FGV, de onde tirou parte da base para visualizar e implementar a expansão das lojas. Seu pai e o avô tinham espírito empreendedor, contudo, foi Neto quem vislumbrou a oportunidade de crescimento. Planejou, mas não executou todo o projeto sozinho, contando com dois sócios – um deles, o cunhado ; permaneceram em sociedade em algumas lojas. Neto já pensava, também, em diversificar asopções do cardápio, inserindo salgados. Sensato, tinha plena consciência de que não apenas o investimento direto aumentaria, pois seria fundamental rever a estrutura oferecida pelas lojas existentes, a fim de não prejudicar a qualidade do atendimento já prestado até então. Após realizar uma pesquisa de mercado, utilizou toda a sua habilidade de negociador para fechar acordos com fornecedores egarantir a estabilidade e equilíbrio financeiros já atingidos.

O Primeiro Fracasso

Nesse ponto, Alberto Neto havia definido a logomarca que criaria um elo com seu público consumidor e as cores oficiais das lojas. O número surpreendente e de franqueados resultou numa clientela satisfeita e superou qualquer probabilidade antevista. Entretanto, esse crescimento chegou a um patamar incontrolável e...
tracking img