Direitos e cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Direitos e cidadania
Introdução
Vivemos em uma sociedade repleta de leis e organizações, essas leis visam a colaboração do bom funcionamento de um país, uma cidade e, etc. Mas será que essas leis eesses direitos estão sendo cumpridos, estas informações veremos a seguir.

Quando nos tornamos adultos notamos que estamos cercados de leis direitos e deveres a cumprir na sociedade, pois as leisregem a organização das instituições, mas nem sempre foi assim houve muitas lutas e reflexões para que se chegasse na ordem democrática existente hoje.
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadãofoi anunciada ao público em 26 de agosto de 1789, na França. "Ela está intimamente relacionada com a Revolução Francesa. Para ter uma ideia da importância que os revolucionários atribuíam ao tema dosdireitos, basta constatarem que os deputados passaram cerca de 10 dias reunidos na Assembleia Nacional francesa debatendo os artigos que compõem o texto da declaração. Isso com o país ainda a ferro ea fogo após a tomada da Bastilha em 14 de julho do mesmo ano", explica o professor Bruno Konder Comparato, professor no Departamento de Ciências Políticas da Universidade de São Paulo (USP) e daUniversidade da Cidadania Zumbi dos Palmares. O Artigo primeiro da Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, diz: "Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinçõessociais só podem fundar-se na utilidade comum".
A cidadania, no Estado democrático de direito, efetivada, oferece aos cidadãos, como iguais condições de existência, o gozo atual de direitos e aobrigação do cumprimento de deveres, que, resumidamente, podem ser assim apresentados: exercício de direitos fundamentais e participação; e, os deveres de colaboração e solidariedade.Sabendo-se que todo cidadãotem sua existência acompanhada do exercício de direitos fundamentais e do direito de participação.Sobre a participação, cumpre asseverar que este direito significa a capacidade de ser consultado...
tracking img