Direitos trabalhistas da mulher

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho da Mulher

1.1 Introdução:

No presente trabalho iremos apresentar todo o histórico do Trabalho da Mulher na nossa sociedade.
Incluindo assim os direitos alcançados, os preconceitos superados e como a mulher se comporta atualmente no mercado de trabalho.
E por fim abordaremos a Mulher como ser uma dona de casa.

1.2 Desenvolvimento:

Evolução

Com o inicioda I e II guerra mundial, as mulheres assumiram a posição dos homens no mercado de trabalho. Com a consolidação do sistema capitalista no século XIX, algumas leis favoreciam as mulheres. Mesmo com essas conquistas a exploração continua á existir, entre 1976 e 2002 as mulheres desempenham um papel mais ativo economicamente do que os homens.
Por estarem se especializando e se qualificando atravésde estudos e promovendo um melhor planejamento familiar, estão conquistando uma posição atuante dentro e principalmente fora de suas casas. Ainda sendo peça fundamental na administração do lar, a mulher acumula funções, tornando-se indispensáveis tanto na família como no mercado de trabalho.
Mesmo com todas essas evoluções e conquistas as mulheres ainda estão em desvantagem no mercado detrabalho. Havendo ainda muita discriminação e preconceito, principalmente em relação a salários.
A conquista da mulher no mercado de trabalho deu-se no início do século XIX, onde o homem era o único provedor das necessidades da família, e a mulher cuidava unicamente da casa e dos filhos. Quando as mesmas eram pobres ou ficavam viúvas, para manter seus filhos e a casa faziam atividades informais, comodoces, arranjos de flores, bordados ou aulas de piano.
Essas atividades eram mal vistas pela sociedade, o que dificultava ainda mais a ascensão da mulher no mercado de trabalho. Ainda assim algumas conseguiam transpor a barreira do preconceito, deixando de ser apenas mães e donas de casa, saindo de casa para trabalhar.
Começando de fato essa busca por notoriedade dentro da sociedade na I e IIGuerra mundial, quando os homens iam para frente das batalhas, e as mulheres passavam a assumir os negócios da família e a posição dos homens no mercado de trabalho. Com o fim da guerra, muitos desses homens morreram lutando pelo seu país, os que não morreram não tinham condições físicas adequadas para darem continuidade aos trabalhos, sendo assim, as mulheres sentiram-se obrigadas a deixar a casae seus filhos para levar adiante os projetos e trabalhos que eram realizados por eles.
Hoje em dia a sociedade traz muitas oportunidades de crescimento profissional. Com isso atrai mais candidatos, mas para se obter êxito e destaque é necessário, conhecer os aspectos relacionados com o ramo da empresa onde se trabalha, para aplicar os benefícios em prol da empresa.
Com isso a mulher traz maisharmonia e desenvolve o trabalho com mais esmero, desempenhando melhor suas funções, já que esses são traços que fazem parte da personalidade da mulher, sendo detalhista e organizada.
Com essas características as mulheres estão conseguindo, cada vez mais, conciliar a vida pessoal com a profissional, antes era um obstáculo, agora se tornou um desafio. Com isso a sua participação no mundo dosnegócios, e sua independência financeira vêm mudando a forma como os produtos e serviços estão sendo desenvolvidos e comercializados.

* 1867: Primeiro Código Civil. Os direitos das mulheres tiveram progressos, nomeadamente no que diz respeito à situação de esposas e de mães e à administração de bens.
* 1889: Primeira mulher médica: Elisa Augusta da Conceição de Andrade, faculdade de medicinade Lisboa.
* 1890: É autorizado o acesso das raparigas aos liceus públicos.
* 1918: Um decreto lei autoriza às mulheres o exercício da profissão de advogada.
* 1931: O direito de voto é concedido às mulheres com um grau universitário ou com o secundário concluído. Os homens podiam votar desde que soubessem escrever.
* 1935: Pela primeira vez três mulheres têm assento na...
tracking img