Iluminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Iluminismo
O Iluminismo, ou esclarecimento (em alemão Aufklärung, em inglês enlightenment), foi um movimento e uma revolta ao mesmo tempo intelectual surgido na segunda metade do século XVIII(o chamado "século das luzes") que enfatizava a razão e a ciência como formas de explicar o universo. Foi um dos movimentos impulsionadores do capitalismo e da sociedade moderna. Foi um movimento queobteve grande dinâmica nos países protestantes e lenta porém gradual influência nos países católicos.
[pic]
Fig.: Frontispício da Encyclopédie. (1772) Foi desenhado por Charles-Nicolas Cochin eornamentado (engraved) por Bonaventure-Louis Prévost. Esta obra está carregada de simbolismo: A figura do centro representa a verdade – rodeada por luz intensa (o símbolo central do iluminismo). Duasoutras figuras à direita, a razão e a filosofia, estão a retirar o manto sobre a verdade.
O nome se explica porque os filósofos da época acreditavam estar iluminando as mentes das pessoas. É, de certomodo, um pensamento herdeiro da tradição do Renascimento e do Humanismo por defender a valorização do Homem e da Razão. Os iluministas acreditavam que a Razão seria a explicação para todas as coisas nouniverso, e se contrapunham à fé.
Immanuel Kant, ele próprio um expoente da filosofia desta época, definiu o Iluminismo assim: "O Iluminismo é a saída do ser humano do estado de não-emancipação emque ele próprio se colocou. Não-emancipação é a incapacidade de fazer uso de sua razão sem recorrer a outros. Tem-se culpa própria na não-emancipação quando ela não advém de falta da razão, mas da faltade decisão e coragem de usar a razão sem as instruções de outrem. Sapere aude! (ouse saber!)"
Segundo os iluministas, cada pessoa deveria pensar por si própria, e não deixar-se levar por outrasideologias que, apesar de não concordarem, eram forçadas a seguir. Pregavam uma sociedade “livre”, com possibilidades de transição de classes e mais oportunidades iguais para todos. Economicamente,...
tracking img