Direitos sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os direitos sociais tem por finalidade permitir que as pessoas disponham de serviços garantindo a minima qualidade de vida das pessoas. A revolução industrial é marcante para o avanço da tecnologia epara consolidação do capitalismo, mas também para o surgimentode direitos dos cidadões. O grande impacto que proporcionou ao mundo a substituiçao de trabalhadores por maquinas gerou muitodesemprego,o que deixou parte da mão-de-obra descocupada. Essa onda de desemprego que se formou ao longo do processo resultou em indivíduos vivendo na linha da miséria. Por outro lado, a parte extremamentebeneficiada pela Revolução Industrial vivia em condições radicalmente diferenciadas,ou seja, houve um estimulo na desigualdade social. O estado se deparou com uma situação preocupante, o numero de pessoasna extrema pobreza. Esses indivíduos deixavam de compor o exército de mão-de-obra capitalista que , para o funcionamento do sistema, é necessário que esteja desempregado. Como as pessoas estavamabaixo da minima condiçao de sustentar o sistema, a situação gerou um grande ônus ao estado.
Para contornar o problema, o estado precisou intervir e proporcionar o mínimo de proteção para ostrabalhadores, e garantia de que eles tivessem condições de integrar o sistema. Entretanto, o Estado caminhou junto com movimentos sociais de assistencialismo aos desvalidos. O sociólogo alemão T. H. Marshallargumenta que, na Europa Ocidental, houve uma conquista gradual e consecutiva de direitos. O primeiro teria sido direito civil conquistado no seculo XVIII, depois no seculo XIX o direito politico teriasido o próximo, e o direito social alcançado durante o seculo XX. O resultado das três conquista resultaria no que consideramos como cidadania.
O direito social é de fato relacionado com o século XXmuito em função dos impactos do marxismo e do socialismo. Correntes ideológicas incentivaram movimentos socias no mundo ocidental, os trabalhadores buscavam seus direitos as questões do trabalho e do...
tracking img