Direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Direitos Humanos Orientadora: Aldoêmia

SALDANHA, Nelson. Direitos humanos: Considerações Histórico—Críticas.

Este é um texto que vai tratar sobre o contextohistórico do Direito. Nelson alega que muitos autores não dão importância a esse carácter. Pois, o Direito na historia liga-se com o direito natural, abstrato que vem da natureza de algo ou da vontadede Deus, sendo conhecido como um direito diferente do real e da lei positiva, que, aliás, vigora no Brasil. Entretanto, o direito natural passa a ser expressivo através da teoria dos valores que põe emevidência a ética, que por sua vez, relaciona-se com o Direito.
Para entrar no assunto de liberdade, Saldanha menciona em seu texto Benjamin Constant, um grande influenciador do pensamentopositivista que conferenciou sobre a liberdade antiga e a moderna. Em que primeiramente o individuo era submisso à autoridade do todo, enquanto que para os modernos a liberdade se estabelece no direito dese submeter somente às leis, o que implica aquele questionamento “posso, mas não devo”.
Após essa conferência de Constant, enriqueceu o assunto das diferenças entre a liberdade na antiguidadee na modernidade ocidental. Que seria a prioridade da comunidade sobre o individuo, dando ênfase aos contextos históricos como a Laicização que deu espaço para o racionalismo a cultura urbana e ocapitalismo.
Contudo, essa laicização foi um marco na historia do direito, tendo em vista que a sociedade sofreu varias mudanças, sobretudo nas relações do individuo com o Estado. Tendo a ideia degarantia, ou garantias o que mudava o modelo do Estado e a imagem do indivíduo.
Todavia, com o advento do liberalismo que se deu através da laicização, surgiram as constituições escritas.Saldanha aborda a declaração francesa de 1789, em que não tem constituição quando não se acham garantidos os direitos. Portanto, os direitos humanos indicam prioridade, universalidade e devem ser...
tracking img