Direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PAPER 2 ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU
O que é a ONU? 
A Organização das Nações Unidas é uma instituição internacional formada por 192 Estados soberanos, fundada após a 2ª Guerra Mundial para manter a paz e a segurança no mundo, fomentar relações amistosas entre as nações, promover progresso social, melhores padrões de vida e direitos humanos. Os membros são unidos em torno da Carta daONU, um tratado internacional que enuncia os direitos e deveres dos membros da comunidade internacional.
As Nações Unidas são constituídas por seis órgãos principais: a Assembléia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela, o Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado. Todos eles estão situados na sede da ONU, em Nova York, com exceção do Tribunal, quefica em Haia, na Holanda.
Ligados à ONU há organismos especializados que trabalham em áreas tão diversas como saúde, agricultura, aviação civil, meteorologia e trabalho. Estes organismos especializados, juntamente com as Nações Unidas e outros programas e fundos (tais como o Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF), compõem o Sistema das Nações Unidas.
As Nações Unidas são um governomundial? 
As Nações Unidas não são nem nunca pretenderam ser um governo mundial, mas sim uma organização de Estados soberanos e independentes, que faz unicamente o que esses Estados soberanos decidiram que podem fazer. A ONU só pode atuar de acordo com as instruções dadas pelos seus Estados-membros.
Quantos países são membros da ONU? 
A ONU tem 192 Estados-membros
Como um país se torna membro dasNações Unidas?
Como diz a Carta das Nações Unidas (Capítulo II, Artigo 4), a admissão como membro das Nações Unidas está aberta a todos os Estados amantes da paz que aceitarem as obrigações contidas na Carta. "A admissão de qualquer desses Estados como membro das Nações Unidas será efetuada por decisão da Assembléia Geral, mediante recomendação do Conselho de Segurança."
De onde vêm os recursos da ONU?De contribuições de seus Estados-membros. A contribuição é calculada a partir da capacidade econômica de cada país. No entanto, nenhum país contribui com mais de 25% ou menos de 0,01% do orçamento total.
O que é a Assembléia Geral? 
A Assembléia Geral, onde todos os Estados estão representados, tem sido descrita como a instituição mais próxima de um Parlamento de Nações e apresenta-se como umaforma única de “diplomacia parlamentar”. Todos os problemas do mundo são ali apresentados e o voto da Assembléia constitui um bom barômetro da opinião mundial. Na Assembléia Geral, todos os países podem debater as suas divergências e alcançar acordos sobre como resolver os problemas mais importantes. As decisões, embora constituam recomendações a que os Estados-membros não estão juridicamentevinculados, representam a autoridade moral da comunidade das nações.
Os votos de diferentes países têm o mesmo peso na Assembléia Geral?
Sim. Assim como os indivíduos têm igualdade de voto em uma democracia, independentemente de serem pobres ou ricos, fracos ou fortes, todos os países têm igualdade de voto na Assembléia Geral das Nações Unidas. Todos os Estados têm os mesmos direitos e privilégios, etambém os mesmos deveres e obrigações.
O que  pode levar um país a perder o direito de voto na Assembléia Geral? 
A Carta da ONU estabelece que um país pode perder direito de voto na Assembléia se o atraso de sua contribuição financeira à Organização igualar ou superar a soma das contribuições dos dois anos anteriores. A Assembléia Geral, porém, pode permitir que o país vote, se ficar provado que afalta de pagamento deve-se a circunstâncias alheias à sua vontade.
Qual o papel do secretário-geral das Nações Unidas?
O secretário-geral lidera as Nações Unidas, é seu principal administrador, o símbolo da ONU para a opinião pública, particularmente no seu papel de principal mediador internacional e incentivador da paz. Uma das suas principais funções é submeter ao Conselho de Segurança...
tracking img