Direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os direitos humanos são instrumentos escritos que visam assegurar às pessoas liberdade e dignidade. São instrumentos que empolgam as pessoas sensíveis, mas, não são cumpridos na grandemaioria das vezes. Nos dias de hoje a violação dos direitos humanos ocorre de maneira sutil. O homem é livre quando sonha e age livremente. Várias circunstâncias na atualidade roubaram acapacidade de sonhar e de agir com liberdade e dignidade. A violência policial continua a ser uma das principais causas da violação dos direitos humanos de Brasil. Algumas polícias usamsistematicamente de práticas abusivas. As condições das prisões são abismais. Em áreas rurais, a violência e os conflitos da terra são permanentes e os defensores dos direitos humanossofrem ameaças e ataques.
Nas áreas metropolitanas do país, em especial nas favelas, os moradores são flagelados pela violência, difundida e perpetrada por grupos criminosos, políciasarbitrárias e milícias armadas, algumas ligadas às polícias.
Cada ano, aproximadamente, 50 mil pessoas são assassinadas no Brasil, em situações descritas como "resistência seguida de morte". Onúmero inclui pessoas mortas durante operações policiais que visavam desmontar grupos de traficantes de droga no Complexo do Alemão, no Rio.
A tortura permanece como um problema sériono Brasil. Vários relatórios apontam que as prisões são locais de tortura, intimidação e extorsão. Os abusos policiais são justificados pelas autoridades, às vezes, como fato inevitávelpara combater taxas de crime muito elevadas.
As prisões estão em condições subumanas, onde predomina a violência. De acordo com o Departamento Penitenciário Nacional, as prisões e ascadeias brasileiras tinham 419 mil presos em junho 2007, excedendo a capacidade do sistema em aproximadamente 200 mil presos. A violência continua a flagelar as prisões em todo o país.
tracking img