Direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância ADMINISTRAÇÃO Desafio de Aprendizagem DIREITOS HUMANOS

NOME: LENIR DO NASCIMENTO DO ROSÁRIO RA: 240780 MARINA BASTOS TENÓRIO RA: 229702 ANA CLÁUDIA DA S. GUIMARÕES LINHARES RA: 236617 ENÉIAS FONSECA RA: 269116 LEANDRO SOARES DE ASSIS RA: 233031

Pólo Angra dos reis / RJ 2011 / 4º Semestre

2

Desafio de AprendizagemDIREITOS HUMANOS

Professor EAD: Reginaldo Donizete Alves

Professora Tutora Presencial : Cláudia

Pólo Angra dos Reis/ RJ 2011 / 4º Semestre

3

DESAFIO DE DIREITOS HUMANOS

1) Leia o gráfico “Trabalho Infantil é o maior em 18 meses, e Rio lidera casos; confira arte” da Folha online, em que é mostrada a evolução do número de trabalhadores de 10 a 14 anos, em algumas regiõesmetropolitanas brasileiras, em dado período. Disponível em: 2) . Acesso em: 25 abr. 2011.

254

2) Leia a charge:

Fonte: disponível em: . Acesso em: 15 set. 2009. Há relação entre o que é mostrado no gráfico e na charge? a) Não, pois a faixa etária acima dos 18 anos é aquela responsável pela disseminação da violência urbana nas grandes cidades brasileiras. b) Não, pois o crescimento do número decrianças e adolescentes que trabalham diminui o risco de sua exposição aos perigos da rua. c) Sim, pois ambos se associam ao mesmo contexto de problemas socioeconômicos e culturais vigentes no país. d) Sim, pois o crescimento do trabalho infantil no Brasil faz crescer o número de crianças envolvidas com o crime organizado. e) Ambos abordam temas diferentes e não é possível se estabelecer relação mesmoque indireta entre eles.

4

3) Leia os gráficos: Gráfico I: Domínio da leitura e escrita pelos brasileiros (em %) VERIFICAR O CADERNO DE ATIVIDADES PÁGINA 254 255 Gráfico II: Municípios brasileiros que possuem livrarias (em %) VERIFICAR O CADERNO DE ATIVIDADES PÁGINA 255 Fonte: Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional - INAF, 2005.

Relacione esses gráficos às seguintes informações: OMinistério da Cultura divulgou, em 2008, que o Brasil não só produz mais da metade dos livros do continente americano, como também tem parque gráfico atualizado, excelente nível de produção editorial e grande quantidade de papel. Estima-se que 73% dos livros do país estejam nas mãos de 16% da população. Para melhorar essa situação, é necessário que o Brasil adote políticas públicas capazes deconduzir o país à formação de uma sociedade leitora. Qual das seguintes ações não contribui para a formação de uma sociedade leitora? a) Desaceleração da distribuição de livros didáticos para os estudantes das escolas públicas, pelo MEC, porque isso enriquece editoras e livreiros. b) Exigência de acervo mínimo de livros, impressos e eletrônicos, com gêneros diversificados, para as bibliotecas escolares ecomunitárias. c) Programas de formação continuada de professores, capacitando-os para criar um vínculo significativo entre o estudante e o texto. d) Programas, de iniciativa pública e privada, garantindo que os livros migrem das estantes para as mãos dos leitores. e) Uso da literatura como estratégia de motivação dos estudantes, contribuindo para uma leitura mais prazerosa.

Direitos Humanos Oque são os direitos Humanos? A função dos Direitos Humanos é proteger os indivíduos das arbitrariedades, do autoritarismo, da prepotência e dos abusos de poder. Eles representam a liberdade dos seres humanos, e o seu nascimento está ligado ao individualismo das sociedades que se foi criando ao longo dos tempos, e por consequência levou á necessidade de limitar o poder do Estado sobre osindivíduos, fazendo com que o respeitasse e aos seus interesses. Desta formas estão associados a uma ideia de civilização, de democracia, que em conjunto reflectem uma ideia de igualdade e de dignidade para todos os seres humanos. A História dos Direitos Humanos já vem desde há algum tempo, pois eles começaram e ter alguma importância no final do Séc. XVIII, pelos filósofos Hobbes e Locke e depois mais...
tracking img