Porque formar um clube de desbravadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POR QUE FORMAR UM CLUBE?

Vejamos algumas boas razões para iniciar imediatamente um Clube de Desbravadores.

Historicamente os Desbravadores tem tido êxito. Durante quase cinqüenta anos os desbravadores receberam uma ênfase mundial que ajudou a ganhar milhares de juvenis e adolescentes para Deus, e que tem se comprometido com sua igreja. Para os Desbravadores não há diferenças raciais,lingüísticas, culturais ou nacionais. O Clube é igualmente eficaz em igrejas pequenas ou grandes, rurais ou urbanas, tanto com meninas quanto meninos.

Os Desbravadores não só tem ajudado a fortalecer a relação dos jovens com Jesus e sua Igreja, mas também tem eletrizado um grande exército de adultos que dedicam um tempo ilimitado, dinheiro e trabalho consagrado a serviço de sua Igreja.

Os clubespodem incluir entre seus membros, juvenis de outras crenças religiosas, tornando-se um ponto de apoio entre eles e Jesus.

A evidência histórica aponta para que fato que o Clube de Desbravadores em todo o mundo é um tesouro entregue pelos céus à Igreja Adventista, apresentando um histórico de relevantes resultados espirituais.

Os Desbravadores provêem uma experiência única de entretenimento. Osjuvenis e adolescentes necessitam ter seu espaço de lazer. A Igreja pode oferecê-lo de muitas maneiras: nas atividades de sábado, nas reuniões sociais, nos acampamentos, etc. Mas para muitas igrejas o Clube de Desbravadores pode oferecer recreação que não seria possível conseguir de outra maneira.

Algumas das formas de lazer, recreação e passatempo construtivo que podem ser apontadas comoingredientes decisivos que tornam o Clube de Desbravadores uma fonte de entretenimento recreativo e saudável são:

a) Amigos - O fato de pertencer ao Clube de Desbravadores proporciona ao juvenil uma grande oportunidade de ser amigo e fazer amizades, principalmente para os que por alguma razão não tem em casa um ambiente de companheirismo. Os juvenis se divertem mais quando podem estar com seusamigos.

b) Adultos que os compreendem - Se são deixados sozinhos, em pouco tempo a diversão acaba. Para que uma diversão seja duradoura é necessário a atuação ativa de adultos compreensivos que não só preparem as brincadeiras como também sirvam de árbitros que intervenham para resolver dúvidas e estabelecer ordem nas atividades, e ainda que lhe forneçam materiais e sugestões. Por meio do Clube deDesbravadores os juvenis e adolescentes podem entrar em contato com adultos que os apreciam de um modo especial, e que possuem talentos e sensibilidade podendo proporcionar-lhes uma atenção diferenciada e especializada que não é facilmente encontrada em muitos lares hoje.

c) Novas experiências - Por meio do Clube os garotos e as meninas podem ter atividades e aventuras que não encontrariam deoutra maneira: viajar a grandes camporis, fazer excursões, participar em eventos ao ar livre e aprender algumas das mais de duzentas especialidades. O programa de desbravadores oferece muitas oportunidades para qualquer adolescente, não importa o seu ambiente de origem.

PASSOS PARA SE ORGANIZAR UM CLUBE DE DESBRAVADORES

1. Aconselhamento com o líder do Ministério Jovem do campo local. O diretorde jovens do campo local é responsável por todos os Clubes de Desbravadores de sua associação/missão. Qualquer membro da igreja que sente a necessidade de um Clube de Desbravadores deverá se aconselhar com esse líder, antes de quaisquer outros planos.

2. Reunião com o Pastor da Igreja local e o líder JA da Associação/Missão. A solicitação deve partir da igreja ao diretor de jovens do campo,que deve dispensar algum tempo com o pastor da igreja, explicando o ministério do Clube de Desbravadores e seu funcionamento, detalhando qual seria a assistência que a associação/missão poderia prestar à igreja. Se o líder de jovens do campo estiver impossibilitado, devido a qualquer eventualidade, de participar desse encontro, deve então delegar a responsabilidade ao Coordenador Regional de...
tracking img