Direitos da mulher

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Direitos da Mulher

Escolhi este tema pelo fato de ser um tema extremamente importante atualmente, já que hoje em dia, as mulheres estão ocupando o mesmo nível dos homens perante a sociedade. E éclaro, não há nada mais justo que isto.
Coisas que a poucas gerações atrás eram consideradas impossíveis vem ocorrendo, e de maneira natural, as mulheres estão obtendo espaços até mesmo em locaisconsiderados masculinos como oficinas mecânicas, entre outros. Além disto, as mulheres estão mais independentes, não apenas financeiramente, mas também em suas decisões pessoais como quando sair de casa,qual caminho trilhar em suas vidas, em se casar ou não, ter filhos ou não, etc.

• A evolução dos direitos da mulher:
Historicamente, a mulher ficou subordinada ao poder masculino, tendobasicamente a função de procriação, de manutenção do lar e de educação dos filhos, numa época em que o valor era a força física. Com o passar do tempo, porém, foram sendo criados e produzidos instrumentos quedispensaram a necessidade da força física, mas ainda assim a mulher continuava numa posição de inferioridade. E isto acarretou em um fator cultural em que a mulher seria inferior a homem.
Na década de60, o feminismo dá seus primeiros passos, e com isso começa-se a pensar na possibilidade de um futuro diferente. E então as mulheres que já estavam em um lento, mas importante, processo de avanço,passam a dar passos mais largos.
Neste momento então, a mulher se depara com uma contradição: por um lado, uma herança histórica que a limitou a ser mãe, esposa; por outro, a possibilidade de escolherseu futuro e se fazer sujeito de sua história, bem como da humanidade, em pé de igualdade com o sexo masculino.

• Direitos da mulher no trabalho:
Com o crescimento do poder feminino e a expansãodas mulheres dentro do mercado de trabalho (agora já trabalhando fora de suas residências), sentiu-se a necessidade da criação de direitos direcionados a classe feminina.
A primeira lei surgiu à...
tracking img