Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia.

1 - Considerando a formulação de idéias econômicas como discurso científico, em que sentido a Fisiocracia foi além do Mercantilismo, podendo ser considerada uma corrente de pensamento fundadora da ciência econômica.
R: Através das regras da natureza, repartição do produto entre setores da atividade e enfatizaram as leis naturais do universo que condicionariam as relações econômicas.

2- Qual o sentido das expressões “ortodoxia” e “heterodoxia”, em si mesmas e no contexto da história do pensamento econômico? Que critério pode ser invocado como significativo para essa bipartição das diversas contribuições que formam o patrimônio intelectual do pensamento econômico?
R: Argumentos positivos versus argumentos normativos.

3 - Em que termos pode-se definir o capitalismo como um modode produção?
R: Sistema capitalista, ou economia de mercado baseado na estrutura de mercado, é aquele regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade publica/privada dos fatores de produção. Análise das estruturas de mercado: A partir da demanda e da oferta de mercado são determinados o preço e a quantidade de um bem ou serviço.

4- Que interesses e grupos sociaisteriam sido, em tese, beneficiados pelas reformas fisiocráticas?
R: Grupos da sociedade e as unidades produtivas. Melhores praticas em relação ao mercado – demanda e oferta de certa forma mais liberal.
5 - (ENADE) A ciência econômica nasce com os fisiocratas e Adam Smith, através da concepção de sistema econômico. Com base na proposição de como funciona o sistema, seria possível avaliar o efeitodas políticas econômicas, como aquelas defendidas pelos mercantilistas. Como seria julgada a política econômica mercantilista, pelos fisiocratas e por Smith?

R: Inadequada, por interferir na ordem do mercado e, assim, na reprodução e no crescimento das nações.

6 - (ENADE) As obras de Marshall e de Walras deram origem às duas vertentes da microeconomia no século XX: as análises de equilíbrioparcial e de equilíbrio geral, respectivamente. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.
I - Walras investigou um problema de teoria pura, a determinação simultânea de um conjunto de preços de equilíbrio, levando em conta as interdependências em todo o sistema econômico.
II - Marshall desenvolveu simplificações capazes de resolver a determinação de preços de um mercado isolado como a noção depreços normais em oposição a preços de mercado e a cláusula ceteris paribus.
III - As concepções de período de mercado, curto prazo e longo prazo tiveram origem na análise de equilíbrio geral.
 É(São) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

R:  I e II.

7 - (ENADE) Considere os dois gráficos abaixo que contêm curvas de indiferença.
É correto afirmar que:
 
R: os bens x3 e x4 são complementaresperfeitos.

8 - (ENADE) A escola de pensamento clássica teve contribuições de economistas notáveis como Adam Smith, Thomas Robert Malthus, Jean-Baptiste Say, David Ricardo e John Stuart Mill, entre outros.
 A respeito, considere as afirmativas:
 
I.                     Para Adam Smith, os agentes econômicos, em busca de seus próprios interesses, acabam promovendo o bem-estar de toda a comunidade, comose uma mão invisível orientasse todas as decisões da economia.
II.                    David Ricardo afirma que a distribuição do rendimento da terra é determinada pela produtividade das terras mais ricas.
III.                  De acordo com a lei de Say, a procura cria sua própria oferta.
IV.                  Para Mathus, a população cresce segundo progressão geométrica enquanto os meios desubsistência crescem segundo progressão aritmética.
 Estão CORRETAS somente as afirmativas.

R: I e IV.

9 - De acordo com os problemas econômicos fundamentais o quê, quanto, como e para quem produzir e da escassez de recursos de produção, explique qual deve ser a definição principal da ciência social economia.

R: É uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar...
tracking img