Fitoterapicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cereja

A Cereja é a fruta da cerejeira, uma planta originária da Ásia. Por ser uma planta arbórea, a cerejeira produz pequenos frutos, com aproximadamente 2 cm, arredondados, de coloração variável (existem cerejas amarelas, vermelho escuro e roxas), muito apreciada na Europa e no Brasil por ser de gosto muito agradável. É Rica em vitamina A, B e C, além de conter cálcio, ferro, fósforoe proteínas. Combate os radicais livres e ajuda na digestão. É uma fruta pouco calórica que contém muita fibra e auxilia no funcionamento do intestino. Com altas concentrações de antocianina, a cereja fresca é considerada um anti-inflamatório natural, previnindo inflamações e acalmando dores no corpo. As sementes encontradas no interior da fruta têm propriedades vermífugas e diuréticas.Além de ser consumida ao natural, a cereja pode ser ingrediente para a preparação de conservas, compotas, sobremeses, geleias e coquetéis.

Variedades:
A cereja doce, de polpa macia e suculenta, é servida aonatural, como sobremesa. Entretanto, no Brasil, a cereja é obtida por importação, sob a forma industrializada.
A cereja ácida, de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas, como o Kirsch, o Cherry e o Marasquino.

Cultivo:
O seu cultivo é realizado em regiões frias. Necessitam de 800 a 1000 horas de frio para que possam produzirsatisfatoriamente em áreas com Invernos e chuvas. A época desta fruta vai normalmente de Maio até finais de Julho.
Dicas: Preferem solos ricos, e úmidos. Tem preferência por climas temperados.

Curiosidades:
Quando consumida ao natural, tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Como a cereja é muito rica em tanino, consumida em excesso pode provocar problemas estomacais, nãosendo aconselhável consumir mais de 200 ou 300 gramas da fruta por dia. A Medicina popular recomenda o consumo de cerejas no tratamento da gota. Porém algumas pessoas comem a cerelise achando que é cereja, quando, na verdade, ela é uma cópia da cereja verdadeira, sendo fabricada com gelatina, corantes e sabores artificiais
A cereja ao natural contém 96,9 calorias, já a cereja em calda émuito mais calórica, fornecendo 252,9 kcal.
Além disso, a fruta possui também pequenas quantidades de outros componentes nutritivos:
Ácidos orgânicos málico, succínio e cítrico, que atuam como estimulantes das glândulas digestivas e como depurativos do sangue.
Fibra vegetal de tipo solúvel, formada na sua maior parte por pectina, o que explica o suave efeito laxante e hipolipemiante(redução do colesterol).
Flavonóides que lhe conferem propriedades diuréticas, antioxidantes e anticancerígenas.
Ácido salicílico, o precursor natural de atuais medicamentos de ação anti inflamatória e anti reumática.

Cerejeira:
A cerejeira ou pé da cereja é uma árvore ornamental que se enriquece de flores, tornando-se muito bela e atraindo milhares de turistas em todo Japão. É uma árvore quepode atingir até 10 metros de altura e que perde suas folhas no inverno, sendo por isso chamada de caducifólia. É uma planta que gosta de clima temperado, por isso o seu cultivo é mais fácil em religões onde o clima é frio.


Uso medicinal:
Tradicionalmente, os pés de cereja, bem como o fruto em si, são usados para fins medicinais, pois são diuréticos extremamente eficazes, dada asua riqueza em potássio e por não conterem sódio. Ao estimular o funcionamento dos rins, contribuem para a eliminação de fluidos e fazem com que sejam eliminadas toxinas. Assim, são muito apreciadas pela medicina natural, devido às suas propriedades depurativas....
tracking img