Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Através de situações cotidianas no nosso trabalho com Educação e até mesmo no curso de Pedagogia e no mais simples andar na rua, percebemos um grande problema quanto à falta de cidadania e o descaso para com esse tema, a qual se constrói uma sociedade consciente através de um trabalho pertinente por parte principalmente de educadores, já que aí nos vemos a maior necessidade de trabalhar com“cidadania” dentro de uma área de formação: Os Pedagogos.
Esses profissionais da área da educação ganharão importante colaboração para trabalhar com os alunos a questão dos direitos e dos deveres da cidadania, através desse projeto.
Refletir em torno da necessidade de atuar com ética e solidariedade, o dever de agir ante a injustiça, a liberdade de escolha, a atualidade de manter e cobrar sempre osenso de responsabilidade diante do outro, caminham junto com a interpretação dos principais pontos de “cidadão e consumidor”.
A necessidade de preparação do consumidor se definiu da análise dos problemas apresentados pelos consumidores, já que a origem dos mesmos estava ligada à falta de conhecimento de seus direitos e deveres.
O desenvolvimento de atitudes e valores conscientes, éticos e cívicosno jovem cidadão, em favor de uma participação correta, solidária e cooperativa, na sociedade de consumo, devem ser objetivos de todos nós, educadores. Não queremos formar tão somente bons consumidores, mas também muito bons cidadãos.
Nos dias de hoje, a escola tem consciência de que deve preparar o aluno para a cidadania. No entanto, ela não te, explicita uma concepção de cidadania, não sabe comoconduzir a educação nessa direção nem por que fazê-lo. Há uma grande distância entre o discurso e a prática.
O conceito de cidadão varia de acordo com as diversas posições ideológicas. Nossa proposta conceitua cidadão como aquela pessoa que se apropriou dos instrumentos necessários para participar consciente e criticamente da vida cultural, social, política e econômica e para competir e atuar nomercado de trabalho. De acordo com a visão utópica de Paulo Freire, esse cidadão deve ter consciência política que o habilite a transformar a si mesmo e a se engajar na luta por transformações sociais mais abrangentes ou restritas, na sua escola, no seu bairro e no sue local de trabalho.
Por fim, queremos valorizar a figura do professor reconhecendo sua grande importância na formação de uma novacidadania e de uma sociedade mais livre, mais solidária, mais justa e até mesmo mais consciente com as crises econômicas.

OBJETIVOS
Uma das tarefas essenciais da Educação é eliminar a distância entre o texto da lei e o efetivo reconhecimento do direito nas relações cotidianas, pois este processo é extremamente importante pata formação de cidadãos e consumidores conscientes de seus direitos edeveres frente à comunidade.
Uma outra necessidade é a formação de uma cidadania mais democrática e participativa, e como um processo educativo permanente de desenvolvimento do indivíduo no conjunto de suas potencialidades, promovendo uma maior interação entre escola e sociedade.
Porque preparar educadores e educandos para a cidadania? Porque o mundo mudou e a escola precisa mudar. A rapidez comque se dá a produção de novos conhecimentos numa sociedade globalizada impõe novas demandas para a escola. O aluno precisa ser preparado para conviver com a provisoriedade do conhecimento, com as incertezas, com os imprevistos, para saber usar.
Só a organização popular, a mobilização e a ação política do povo podem impulsionar mudanças sociais, exigindo que sejam assegurados não só os direitoscivis e políticos, mas, sobretudo, o direito social, econômico e humano, para essa ação organizada não se fará sem conscientização política e a ação da escola deve estar voltada para esse compromisso. A escola tem que estimular o aluno a se engajar na luta por transformações sociais.
Outros objetivos da educação para o consumo no programa escola é:
* Levar o educando a tomar consciência de...
tracking img