Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INCLUSÃO DO SURDO NA SOCIEDADE

Palmas
2011

PATRÍCIA RESENDE BITTENCOURT

INCLUSÃO DO SURDO NA SOCIEDADE

Trabalho em que ressalto a
importância de estudar a Linguagem
Brasileira de Sinais encaminhado
junto ao curso de Libras ministrada
pela professora Sara na
Instituição de Ensino FACTO.

Palmas
2011
INTRODUÇÃO

Muito se discute sobre a inclusão dosurdo em sala de aula. Sabe-se que ele tem direito à educação e à saúde, bem como a solicitar um intérprete para auxiliá-lo em aula, traduzindo a língua oral para a língua de sinais. Muitas vezes, o surdo é considerado um estranho dentro de sua própria comunidade por não dominar a língua de sinais, o que dificulta ou desfavorece sua interação, uma vez que não consegue estabelecer comunicação comoutro surdo nem com o ouvinte.
A primeira língua utilizada pelos surdos deve ser a língua de sinais, pois ela servirá de base para a aquisição da segunda língua. Assim, a língua do país de origem do surdo deve ser, na verdade, sua segunda língua, no caso do Brasil, estamos falando do Português.
A partir do contato com a língua em Libras, observamos a riqueza de conhecimento contida naaprendizagem do surdo, constatamos a dificuldade que os mesmos encontram na comunicação ou lingüística, desta forma, a Libras é o instrumento fundamental para o desenvolvimento e inserção do portador de deficiência auditiva na sociedade.

DESENVOLVIMENTO

Inicio aqui destacando a Lei Nº 10.436, de 24 DE Abril de 2002.
Art. 1o É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileirade Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados.
Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Art. 2o Deveser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais - Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.
Art. 3o As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devemgarantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor.
Art. 4o O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileirade Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente.
Parágrafo único. A Língua Brasileira de Sinais - Libras não poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.
Art. 5o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
A linguagem é um instrumento de poder e aos surdos não pode ser negado o direito de usufruir osbenefícios de uma língua, portanto, aceitar a diferença do surdo e conviver com a diversidade humana é um desafio proposto à sociedade.
Segundo BOTELHO (2002, p. 26):
O estigma e o preconceito fazem parte do nosso mundo mental e tendo em vista que pertencemos a categorias - mulheres, negros, analfabetos, políticos, professores, judeus, velhos, repetentes na escola, pós-graduados, estrangeiros,desempregados - que são recebidas com pouca ou muita ressalva por um grupo determinado. Não importa a qual grupo pertençamos, mas sim a qual queremos pertencer, e é direito de cada indivíduo escolher o lugar na sociedade a que melhor se adapte.
Ressalta-se a contribuição do professor de sala de aula que tem papel fundamental nesse processo que lida diretamente com o aluno surdo. Para que a inclusão...
tracking img