Artes cotidianas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A obra do escultor Etewaldo Santiago é tema de exposição no Museu Câmara Cascudo. A mostra faz parte da programação da Semana Nacional de Museus e fica aberta até o dia 18.

Natural do município deAssu, mas radicado em Ceará-Mirim, Etewaldo Santiago foi um dos artistas potiguares de maior projeção no país e no exterior. O artesão, falecido em junho de 2006, foi premiado três vezes na FeiraNacional das Artes (FIART) e tem trabalhos expostos no Museu do Vaticano e no Museu da Unesco, na França.

Em Natal, as obras de Santiago podem ser conferidas em diversos pontos da cidade. São de suaautoria esculturas conhecidas, como a imagem de Iemanjá que decora a orla da Praia do Meio, a escultura “O Beijo”, localizada no Parque das Dunas e o soldado que guarda a entrada do 16º Batalhão deInfantaria Motorizada, na Hermes da Fonseca.

Na exposição do Museu Câmara Cascudo, foram reunidas cerca de vinte obras a partir do acervo da instituição pública e outras doadas pelo filho do escultor,Edvaldo Santiago.

Feitas de barro em sua maioria, as esculturas representam os principais temas visitados pelo escultor ao longo de seus 30 anos de produção.

“A produção dele expressa bastantea religiosidade, os afazeres cotidianos e as vestimentas do povo potiguar. É muito forte, nas esculturas de Etewaldo, essa valorização da cultura local”, analisa Silena Rocha, pesquisadora dodepartamento pedagógico do Museu e uma das organizadoras da mostra, ao lado de Jailma Medeiros.

O trabalho de pesquisa que deu origem à exposição é só o começo de um projeto maior acalentado pelas duaspesquisadoras. O plano é mapear a produção de outros artesãos potiguares, espalhados pelos municípios do interior do Rio Grande do Norte.

Por enquanto, foi realizado um levantamento indicando ondeestão os artistas, mas o trabalho de catalogação ainda enfrenta outras dificuldades.

“Infelizmente, não temos condições de viajar para muitas dessas localidades onde se encontram esses artistas....
tracking img