Os pais da sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMARIO

INTRODUÇÃO3
SAINT-SIMON4
A VIDA DE SAINT-SIMON4
O SAINT-SIMONISMO 5
NOVO CRISTIANISMO5
A PARÁBOLA DAS ABELHAS E VESPAS5
AUGUSTE COMTE 6
A VIDA DE AUGUSTE COMTE6
O POSITIVISMO7
ATO DOS TRÊS ESTADOS8
AS PRINCIPAIS OBRAS AUGUSTE COMTE 8
KARL MARX9
A VIDA DE KARL MARX9
MARXISMO10
MANIFESTO COMUNISTA10
A LUTA DE CLASSES11
O CAPITAL11
AS PRINCIPAIS OBRAS DE KARL MARX 11CONCLUSÃO12
REFERENCIA13

INTRODUÇÂO
Essa pesquisa bibliográfica tem o intuito de apresentar um pouco sobre a vida e a obra de Saint-Simon, Auguste Comte e Karl Marx, que contribuíram para a formação da sociologia através de seus pensamentos filosóficos; escritos em épocas de extrema agitação politica, social e econômica.


Saint-Simon (1760-1825)
* A vida de Saint-Simon
Claude Henride Rouvroy, conde de Saint Simon, Paris (1760 - 1825). Historiador, teórico político e socialista. Pertencente a uma família aristocrática francesa, que afirma descender de Carlos Magno e é o primo do Duque de Louis Rouvroy, famoso por suas memórias, no qual ele descreveu a corte de Luís XIV.
Por tradição familiar, Saint-Simon estava destinado a ser um soldado. Durante sua brilhante carreiramilitar ele se juntou ao exército do rei em 1777 e participou da guerra da independência americana. Ele esteve presente na Batalha de Yorktown em 1781 e foi capturado e ferido em um encontro com a Marinha Inglesa, sendo feito prisioneiro na Jamaica. Ele retornou à França em 1783 com a assinatura do Tratado de Versalhes e está foi dispensado do exército.
Nomeado presidente da Comuna de Paris em 1792,renunciou a seu título e foi anexado à ideologia que se chama Claude Henri Bonhomme. Acusações de especulação dos recursos nacionais e sua relação com Danton, que não eram vistas com bons olhos, deu-lhe na prisão em 1793, mas foi liberado em 1794.
Com a especulação sobre a venda de bens nacionais, fundou uma empresa de transporte e se casou em agosto 1801, mas se divorciou no ano seguinte. Elepediu a mão da Madame de Stael que recusou o pedido . Em 1805, sua empresa faliu. Arruinado, ele vive com sua família e passou a escrever muitos textos científicos e filosóficos, até que se estabilizou financeiramente.
Em 1821, ele escreveu O sistema industrial (Du système industriel), e em 1825 seu livro mais importante, New Cristianismo (Nouveau Christianisme). Arruinada pela segunda vez, eletentou o suicídio com uma pistola, mas errou o tiro e perdeu um olho. Ajudado por um dos seus discípulos, Saint-Simon planejada a criação de um novo jornal, Le Producteur, mas morreu antes de sua aparência.
Teve a colaboração e a amizade do historiador Augustin Thierry e do filósofo Auguste Comte, que foi seu discípulo e secretario com quem se desentendeu.

* TEORIAS
* O SAINT-SIMONISMODoutrina socialista, baseado nas teorias do Conde de Saint Simon, em que cada um tem de ser classificados de acordo com sua capacidade e pagos de acordo com as suas obras.
* NOVO CRISTIANISMO
No que diz respeito à religião, apresenta um sistema chamado "New Cristianismo", em que o núcleo era a ideia de fraternidade, o que levou à concepção de uma sociedade mundial livre, isto é, uma sociedadeuniversal dedicada à produção de forma constante e os que a Igreja poderia ser substituída pelo workshop.
* A PARÁBOLA DAS ABELHAS E VESPAS
Se o trabalho é o primeiro, se a indústria informa e educa a ociosidade mundo humanos pela astúcia e violência apreendidos os frutos do trabalho. O grande conflito do funcionamento nação e nação preguiçosa nos dá o padrão de toda luta de classes na eraindustrial. O trabalho das abelhas é roubado para o benefício de um exército de vespas. Onde Marx especificar a relação de exploração na forma da relação entre o trabalho e o capitalismo, Saint Simon escava o tema mais geral da interação entre produção e consumo de não produtivos. A arte de governar é o processo que legitima o roubo generalizado. A indústria encontrava-se excluídos da participação...
tracking img