Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bullying

O termo bullying não possui tradução literal para o português. Bully é o termo, em inglês, utilizado para "valentão". A palavra Bullying deriva da expressão to bully,que significa tratar com desumanidade, com grosseria. Assim,bullying pode ser traduzido por "intimidação", o que permite a compreensão deste complexo fenômeno como sendo, suas formas demanifestação, como um comportamento que possui um caráter de violência física como chutes, empurrões, ou com caráter de violência moral que utiliza de ofensas, apelidos , ameaças,entre outros meios.
Observa-se que não só a mídia, mas também pesquisas científicas pautadas em levantamentos empíricos demonstram um grande número de ocorrência dessas práticas noambiente escolar, atingindo não somente alunos como também os professores.
O fenômeno não é recente, pois ocorre das mais diversas formas e nos mais diversos ambientes sociais,marcando a própria vida em sociedade. Embora tenha sido nos anos 80 que surgiram as primeiras menções a respeito do Bullying, essa prática é mais antiga e nem sempre possuiu essadenominação. Portanto, o que pode se considerar recente é a importância que este tema conquistou, pois foi
a partir da década de 1980 que vários países começaram a estudar esta prática commaisafinco.
Estudiosos sobre este assunto apontam diversos casos relacionados ao Bullying, tanto nos Estados Unidos quanto em outros países, incluindo o Brasil. Os casos demonstram que aprática do Bullying pode levar a conseqüências desastrosas para os envolvidos, tanto os que sofrem como os que agride, podendo resultar em morte .Por este motivo este assunto passoua ser questão jurídica em vários tribunais, levando a justiça a visar pelos danos psicológicos ou ate mesmo físico da vitima, e a punir e re-enquandrar o agressor a sociedade.
tracking img