Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia
1) Com Robbins, em 1932, surgiram os elementos fundamentais das definições contemporâneas da Ciência Economia: 1. Escassez de recursos de produção, 2. Escolha de fins ou objetivos e 3. Necessidades humanas ilimitadas e mutáveis. Explique cada um desses elementos e dê uma definição de economia que leve em consideração os referidos elementos.
1)Escassez de recursos deprodução:
Os recursos produtivos são escassos e as necessidades humanas limitadas. A escassez é um problema econômico de qualquer sociedade; toda sociedade é obrigada a fazer opções independentes da organização econômica e do regime político.
As necessidades biológicas do ser humano renovam-se dia-a-dia, onde se sente uma sensação de falta de alguma coisa unida ao desejo de satisfazê-la, com aelevação do padrão de vida e evolução tecnológica fazem surgir novas necessidades.
No entanto a escassez de recursos de produção é, por exemplo, a superprodução dadas condições climáticas. A economia como ciência estuda os mecanismos de otimização de recursos escassos, dentre eles existem três fatores produtivos clássicos: matéria-prima, trabalho, e capital.
2)Escolha de fins ouobjetivos:
A economia é capaz de mostrar se determinados meios são eficazes ou não para atingir determinados fins como, por exemplo, o aumento do salário mínimo melhora a condição de vida dos trabalhadores? Mas ela não pode nos dizer quais fins escolher e priorizar, a escolha dos fins depende de considerações éticas e filosóficas.
Socialistas e capitalistas concordam com os fins quanto aoenriquecimento da sociedade, a melhora na qualidade de vida da população.
3)Necessidades humanas ilimitadas e mutáveis:
Segundo Pirâmide de Masion
1. Básicas 2. Coletivas 3. Social 4. Reconhecimento 5. Auto Superação
- alimentação - segurança - individual - individual
-habitação -saúde
-transporte - educação básica
-vestuário
2) Entre as questões-chave da economia, está a questão da justiça distributiva, que envolve aspectos de mais complexidade, sob os pontos de vista ético, social e político. Explique por que a justiça distributiva envolve tais aspectos.
Justiça Distributiva seria uma ideia central o tratamento comparativo, dar a cada o que é seuna medida da proporcionalidade e necessidade, sendo essa uma função do Estado perante a sociedade. É aquela que é proporcional, um meio termo enquanto que a justiça viola a proporção.
A teoria da justiça distributiva é uma abordagem teleológica e procura ser uma resposta às desigualdades e injustiças.

3) A condição fundamental para que se realizem os fluxos produtivos é a existênciados cinco fatores de produção. Cite e conceitue cada um deles.
São cinco fatores de produção divididos em:
1º Capital: o capital corresponde aos meios de produção usado na geração de bens e serviços e durante o processo produtivo se desgasta.
2º Mão de Obra: é aquela parte da população que é reconhecida que cumpre suas obrigações sociais. ( Ex: cumpre a lei, paga impostos )
3º Insumo: também sãomatérias-primas durante o processo produtivo se transformam, e não voltarão a condição de origem. ( Ex: trigo transformado em farinha, e não volta a ser trigo )
4º Capacidade Tecnológica: é toda a produção advinda de um processo de investimento no capital humano para a geração de conhecimento. É o investimento no elevado nível de invenções e inovações tecnológicas.
5º Capacidade Empresarial: érepresentada por todo fator humano de natureza qualitativa, pois desenvolve a capacidade empreendedora como uma filosofia de trabalho. É a capacidade de saber mobilizar os recursos disponíveis para atividade produtiva de forma eficiente e eficaz melhorando a qualidade de vida social.

4) Mobilizando os cinco fatores de produção, o aparelho produtivo da economia de uma Nação desenvolve um...
tracking img