Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALUNO: ALDIR MENESES DA SILVA - ADM B NOITE(Faculdade Maurício de Nassau)
AGORA QUE JÁ ESTUDAMOS SOBRE AS FONTES DO DIREITO, VAMOS FAZER UMA ATIVIDADE QUE SERVIRÁ PARA RESGATAR OSCONCEITOS BÁSICOS APRENDIDOS NESTA AULA.

#RESPONDA AS QUESTÕES:
01 – QUAIS SÃO AS FONTES DO DIREITO?
R: As fontes Históricas, Sociais, Filosóficas, Materiais e as Formais que são:a lei; o costume; o regulamento e o contrato coletivo; a doutrina; o precedente e a jurisprudência; os princípios gerais do direito; a analogia e a equidade.
02 – QUAL O SIGNIFICADO DAPALAVRA LEGISLAÇÃO?
R: Oriunda do vocábulo lei (do verbo latino ligare, que significa "aquilo que liga", ou legere, que significa "aquilo que se lê.) É uma norma ou conjunto de normasjurídicas criadas através dos processos próprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competentes para o efeito. Ato de legislar. Conjunto das leis sobre determinadamatéria: legislação trabalhista. Totalidade das leis de um Estado, ou de algum dos ramos do Direito: a legislação brasileira; a legislação penal. Complexo de leis. Estudo dos atos legislativos.03 – FAÇA UMA PESQUISA SOBRE O SIGNIFICADO DA PALAVRA JURISPRUDÊNCIA.
R: Jurisprudência (do latim: jus "justo" + prudentia "prudência") é o termo jurídico que designa o conjunto dasdecisões sobre interpretações das leis feita pelos tribunais de uma determinada jurisdição.
04 – QUAIS SÃO AS ESPÉCIES DE NORMAS EXISTENTES EM NOSSA LEGISLAÇÃO?
R: Imperativas (impõemdever) e Atributivas (conferem direitos).
05 - COM REFERÊNCIA AO TEXTO (GAZETA MERCANTIL), SE VOCÊ FOSSE CONTADOR/ADMINISTRADOR, QUAL DECISÃO TOMARIA? FUNDAMENTE SUA RESPOSTA.
R:TRABALHO DE INTRODUÇÃO AO DIREITO

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
ALUNO: ALDIR MENESES DA SILVA
MATRÍCULA: 17001389
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
TURMA: B PERÍODO: NOTURNO
tracking img