Sgbds

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Linguagem de Manipulação de Bancos de Dados

Assunto: SGBD’s Relacionais:
- Oracle;
- SQL Server;
- PostgreSQL.

-------------------------------------------------
Índice

Oracle:
* História;
* Evolução das versões;
* Principais Características;
* Vantagens e Desvantagens.

SQL Server:
* História;
* Evolução das versões;
* Vantagens eDesvantagens.

PostgreSQL
* História;
* Desenvolvimento do Projeto;
* Estrutura de Decisão;
* Principais Características;
* Vantagens e Desvantagens.

Comparações de SGBD’s

Referências

-------------------------------------------------
História
O Oracle é um sistema gerenciador de banco de dados produzido pela empresa Oracle Corporetion, que teve inicio no final da década de70, quando Lawrence Ellison vislumbrou uma oportunidade que outras companhias não haviam percebido, quando encontrou uma descrição de um protótipo funcional de um banco de dados relacional e descobriu que nenhuma empresa tinha se empenhado em comercializar este tipo de tecnologia.

Ellison e mais dois companheiros, Robert Miner e Edward Oates, fundaram a empresa com o nome de Relational SoftwareIncorporated (RSI) que comercializava o SGBDR (Sistema de Gestão de Bancos de Dados Relacionais) ou no caso em inglês RDBMS (Relational Database Management System) denominado Oracle. Estes perceberam que havia um tremendo potencial de negócios no modelo de banco de dados relacional tornando-se assim umas das maiores empresas de software empresarial do mundo.-------------------------------------------------
Evolução das versões
Ao longo dos últimos 30 anos a Oracle vem aperfeiçoando seu principal produto e se mantendo como umas das grandes líderes de softwares empresariais do mercado. A Oracle procura se destacar de seus concorrentes sempre adicionando novas funcionalidades a cada versão de seu SGBD. Seu primeiro protótipo foi lançado em 1979, o RDBMS – RSI1, este continha a separaçãodos espaços de endereçamento entre os programas usuários e o núcleo Oracle. Esta versão é inteiramente desenvolvida em linguagem de montagem. A segunda versão (RDBMS - RSI2) é um transportador da aplicação para outras plataformas.
 
Em 1983, foi lançada a terceira versão, trazendo grandes melhorias no nível das performances e um melhor suporte da linguagem SQL. Esta versão foi inteiramentecodificada em linguagem C. Na mesma época o nome RSI é deixado de lado, fazendo a troca de razão social, assim tornando-se Oracle. Em 1984, foi a vez do primeiro produto a ser lançado já com a nova razão social, a nova versão do Oracle, a Oracle 4, que começou a ser comercializada em máquinas IBM.

Em 1985, a Oracle 5 permitia uma utilização cliente-servidor graças ao middleware SQL*Net. Em 1986Oracle foi levado para a plataforma 8086. Em 1988 Oracle 6 está disponível em um grande número de plataformas e aportes de numerosas novas funcionalidades bem como uma melhoria importante das performances. 

Em 1991, Oracle 6.1 propõe uma opção Parallel Server (em um primeiro tempo na DEC VAX, depois rapidamente em numerosas outras plataformas). Em 1992, Oracle 7 é lançado para plataformas UNIX,esta versão permitia uma melhor gestão da memória, do CPU e das Entradas-Saídas. O banco de dados era acompanhado de várias ferramentas de administração (SQL*DBA) que permitiam uma exploração mais fácil do banco. A partir de 1995 está versão começou a ser disponibilizada também para as plataformas Windows.

Em 1997, a versão Oracle 7.3 que fora batizada Oracle Universal Server aparece, logo emseguida foi lançada a versão 8 que oferecia a possibilidade de criação e armazenamento de objetos no banco de dados. Já a versão 8i, lançada em 1999, iniciou algumas melhorias fazendo com que a Oracle 8i fosse posicionada com foco no cenário da Internet.

Com a versão Oracle 8i foi iniciada a tradição de marketing da Oracle de adicionar uma letra como sufixo no nome da versão e o "i" presente...
tracking img