Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Identificação da Obra e do Autor:
2. Resumo:

No capitulo 2 da obra “Jurisdição e Processo” ( Editora Forense, 2003 ), o autor Nicola Picardi aborda conteúdos de extrema importancia para acompreensão do processo civil moderno .
A partir do século XIX, a história do processo por uma larguíssima parte se resume como aquela das relações entre o romanismo e o germanismo no campo doprocesso civil. De um lado, existiram buscas de parte do modelo processual anglo-americano; de outro, algumas pesquisas históricas do processo medieval revelaram uma continuidade entre processo comum eprocesso de Commom Law, que deixa prefigurar a reconstrução de um processo europeu. A consciência deste fato poderia legitimar a pesquisa de um diverso modulo interpretativo na passagem do iudicium aoprocesso, que revela não uma continuidade, mas uma ruptura entre a concepção medieval e aquela moderna de processo, onde seu ponto mais relevante é representado pela passagem de uma concepção extraestatal a uma concepção estatal e publicista do processo.
Até o século XIII os canonistas começaram a utilizar também a expressão processos, gerando assim uma transformação da metáfora em termo técnicojurídico. Ao mesmo tempo , a palavra iudicium adquiriu um valor polissêmico.
Com o retorno ao latim clássico, já na metade do século XV, a expressão processos devia parecer um barbarismo e a suaconversão em termo técnico resulta em uma desaceleração, interrupção. Sintomatica parece a circunstancia do emprego muito frequente d etal locução durante os séculos XVI e seguintes nos países da EuropaCentral.
Durante os séculos XVII e XVIII, na Italia e nas áreas que restaram maiormente ligadas a tradição jurídica italiana, o discurso processualístico continuou, com efeito, a desenvolver-sesubstancialmente sub specie de iudicium e ordo iudiciarius, locuções adotadas, às vezes somente como equivalentes, outras vezes, junto as expressões stylos, ritus, práxis, practica e processos, muito...
tracking img