Resenha do filme "diabo veste prada"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E SECRETARIADO EXECUTIVO
DISCIPLINA: HB868 – PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
TURMA: A (ADMINISTRAÇÃO - DIURNO)
HORÁRIO: TERÇA E QUINTA - 8H / 10H
DOCENTE: JOSÉ ROBERTO DE SOUZA BRITO
DISCENTES: ALICIA SERRA VASCONCELOS, ANDRÉ LUIZ KOTTWITZ HICKMANN, ARTHUR PEREIRA NOVAIS CORREIA, DANIEL GREGORIO PITA, LANABEZERRA BASTOS, ISABELLE OLIVEIRA DE QUEIROZ


O filme “O Diabo Veste Prada” (The Devil Wears Prada, 2006) se baseia no livro homônimo, que foi escrito por Lauren Weisberger e que foi publicado em abril de 2003. O filme é dirigido por David Frankel e adaptado por Aline Brosh McKenna. Segundo o site Internet Movie Database (IMDB), Frankel trabalha como produtor, diretor, escritor e até como ator.Entre seus principais trabalhos, destacam-se o filme Marley & Me (2008) e o seriado Sex And The City (2001-2003).

O filme trata-se de uma comédia dramática, sem restrições, agradável para todos os tipos de público e especialmente voltado para aqueles que tem interesse pelo mundo da moda. “O Diabo Veste Prada” foi indicado, ainda segundo o IMDB, para 2 Oscars, de melhor figurino e demelhor atriz para Meryl Streep; ganhou 8 prêmios, destacando-se o Globo de Ouro (2007) e o prêmio da National Society of Film Critics Awards (2007), ambos para a performance da atriz Meryl Streep. O filme ainda teve mais 25 outras indicações de prêmios.

Anne Hathaway interpreta Andrea Sachs, uma moça que recentemente se formou em jornalismo. Indicada pelo setor de Recursos Humanos da Elias-Clarkepara trabalhar na revista Runway, Andrea acabou não conseguindo um cargo no qual pudesse exercer suas capacidades jornalísticas e foi ser a segunda assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), editora-chefe da versão americana da Runway, contudo Andy (como Andrea é chamada pelos seus amigos) não se adequava aos padrões impostos pela ditadura da moda e seguidos por seus companheiros de trabalho.Por acreditar que trabalhar naquela organização poderia abrir muitas portas do mundo profissional, Andrea foi, aos poucos, modificando suas prioridades (da vida pessoal para a vida profissional) e sua personalidade, o que afetou sua relação com seu namorado, Nate (Adrian Grenier) e com seus amigos.

No decorrer da trama, o estilista Nigel (Stanley Tucci) ajudou Andy a destacar-se em seu cargo,dando-lhe conselhos de como se vestir, além de acompanhar todo o seu crescimento na organização. No momento em que Andrea estava com um ótimo desempenho na empresa, ela se depara com um questionamento que pode prejudicar sua vida profissional. Essa dúvida fez com que a garota traísse seus princípios e aceitasse ocupar o lugar que deveria pertencer a Emily (Emily Blunt), sua colega de trabalho, emum evento de moda realizado em Paris. Então, no auge da sua carreira na Runway, Andrea tem que escolher os caminhos que a orientará dali para frente, que se constituem em seguir seus antigos desejos ou transformar-se numa mulher fria e sozinha, como Miranda.

O filme chama atenção para alguns aspectos presentes nas organizações, tais como a relação líder-liderado, qualidade de vida dosempregados, jogos de interesses e relações profissionais e afetivas.

Na relação líder-liderado tem-se a editora-chefe, Miranda Priestly, explorando seus subordinados, exigindo que eles executem tarefas não condizentes com seus cargos, tais como realizar serviços para os membros de sua família, ocupar-se em tempo integral em função de seu trabalho, abdicando de sua vida pessoal, com risco de seremdemitidos caso não realizem as atividades exigidas por Miranda.

A qualidade de vida dos empregados não era muito boa devido ao estresse contínuo, causado de pelas exigências de Miranda e pelo tempo exigido por ela para realização de suas funções. Esse aspecto fica claro quando se analisa a vida de Andrea, pois ela tem sua vida pessoal deixada em segundo plano, além de não ganhar um salário muito...
tracking img