Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Educação, Artes e Cultura na Idade Média

A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam, marcada pela influência da Igreja, aprendiam o latim, ensinamentos religiosos etáticas de guerras. Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros.
A arte medieval também era fortemente marcada pela religiosidade da época. As pinturas retratavampassagens da Bíblia e ensinamentos religiosos. As pinturas medievais e os vitrais das igrejas eram formas de ensinar á população um pouco mais sobre a religião.
Podemos dizer que, no geral, a culturamedieval foi fortemente influenciada pela religião. Na arquitetura destacou-se a construção de castelos, igrejas catedrais. Prevalecendo dois estilos: o românico e o gótico.


Religião


Na idadeMédia, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja tambémtinha grande poder econômico, pois possuía terras em grandes quantidade e até mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavamgrande parte do tempo rezando e copiando livros e a bíblia.




A Filosofia na Idade Média


A Idade Média foi marcada pela divisão do conhecimento em duas áreas :
Teologia - Estuda a féFilosofia - Estuda a razão (subordinada à fé, para não torna - se herege)




A Ciências


As ciências se desenvolveram muito na sociedade medieval ocidental. Quase todos estudiosos e pensadoresdesta época deixaram de lado as observações da natureza e a experimentação, preferindo limitar-se às obras já escritas. Os conhecimentos da Antiguidade continuaram a ser aceitos como verdadesinfalíveis.
Na idade Média, a maior parte dos estudos foi dedicada à teologia e à filosofia. A primeira estuda a divindade e a segunda, a compreensão da realidade. Os clérigos, os únicos estudiosos, não...
tracking img