Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos quejustifiquem a escolha.

Bom eu escolho o Parlamentarismo, pois pesquisando em varias fontes cheguei ao entendimento de que nos dias de hoje no Brasil o regime de governo parlamentarismo éa melhor opção, bem vou agora expor o meu entendimento e o por que da minha escolha .
No parlamentarismo , o poder executivo se divide em duas parte, monarca (Rei ) ou presidenteda Republica e o primeiro ministro. Ressaltando que o primeiro ministro é escolhido ou nomeado pelo presidente da republica , sendo assim o primeiro ministro tem total poder sobreo governo mas depende muito do apoio e a confiança do parlamento , pois se o parlamento perder a confiança no governo ele será exonerado de seu cargo e será feita uma eleiçãoextraordinária para eleger outro primeiro ministro.
Um dos pontos que me chamou a atenção no parlamentarismo é que não existe um tempo determinado para um mandato, diferente dopresidencialismo que seu governo tem um mandato de mínimo 4 anos e que só será retirado do seu cargo se der golpe de estado ou se renunciar.

Bem no meu ponto de vista , noparlamentarismo se o primeiro ministro estiver fazendo um bom trabalho perante ao povo ele tem mais que continuar no governo, e se não estiver fazendo um bom trabalho ele é retirado dopoder, foi por isso que escolhi o parlamentarismo, diferente do presidencialismo que se o presidente tiver fazendo uma boa administração ele tem um período de 4 anos mas se não estiverfazendo temos que esperar 4 anos para tira-lo do seu poder.

Fonte: José Afonso da Silva, In “Curso de Direito Constitucional Positivo” 8a Edição – Malheiros 
Editores – São Paulo.
tracking img