Ppra

Páginas: 13 (3109 palavras) Publicado: 1 de maio de 2012
FÁBRICA DE PEÇAS INDUSTRIAL






PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS










Ministério do Trabalho
Norma Regulamentadora n.º 09, aprovada pela portaria n.º 3.214 de 08/06/1978
Redação referente à NR – 09 dada pela portaria n.º 25 de 29/12/1994





Erechim, junho de 2009.


Introdução:
A empresa visando a integridade física de seus colaboradores e a preservação da saúde apresenta odocumento Base do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA/2009-2010, conforme disposto na NR 9 da portaria 3214/78 do ministério do trabalho.
Todas as conclusões que constam neste documento baseiam-se nos dados e informações colhidas quando da antecipação e reconhecimento dos riscos ambientais, realizadas em junho de 2009. As modificações que por ventura forem feitas após a realizaçãodo levantamento, poderão alterar os dados obtidos e, por conseguinte as conclusões as conclusões, sendo que, caso ocorram tais alterações, novas avaliações devem ser realizadas.




OBJETIVO:


Este trabalho tem por objetivo identificar, descrever e discriminar a presença e a ocorrência de riscos ambientais e de seus agentes, assim como, programar e recomendar as respectivas ações e medidas decontrole que se demonstrarem necessárias e relativas aos riscos nas instalações e nos serviços executados pela empresa visando a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores.


























Caracterização da empresa:
Razão Social: Fábrica de Peças Industrial
Nome fantasia: Indústria Forte
Endereço: Rua: Independência, 99 - Campo Bom - MG.
CEP: 80808-008 -Telefone: 3501-6524
Ramo de atividade: Fabricação de outras máquinas e equipamentos de uso geral.
Código de atividade: 29.29-7 Grau de risco: 03
Número de funcionários: 5


Atividade: Atua na área de fabricação de máquinas e equipamentos de uso geral.

Levantamento de campo:
Todos os dados e informações, levantamentos qualitativos e quantitativos foram realizados pelo engenheiro desegurança do trabalho: Antônio Pires.
E, pela auxiliar técnica: Carmen Dariva.

Desenvolvimento:
Este programa será desenvolvido de junho de 2009, a junho de 2010.

RESPONSABILIDADE QUANTO AO PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

1 6. Responsabilidade do Empregador

-Estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento das propostas apresentadas no PPRA como atividade permanente na empresa;
-Informaraos colaboradores sobre os riscos ambientais em seus locais de trabalho e sobre formas adequadas de se prevenir tais riscos;
-Garantir aos colaboradores a interrupção imediata de suas atividades, com a comunicação do fato ao seu superior hierárquico, em caso de situação de risco grave e iminente ou de agravos à saúde por agentes ambientais;
-Incentivar a participação dos trabalhadores que podemcontribuir na elaboração do PPRA e no desenvolvimento de suas ações.

2 6.2 Responsabilidade do Empregado

-Colaborar e participar na implementação do PPRA;
-Informar ao seu superior hierárquico direto, CIPA e/ou segurança do trabalho, ocorrências que, a seu julgamento, possam implicar riscos á saúde dos colaboradores;
-Apresentar propostas e empenhar-se em receber informações e/ou orientações comoforma de prevenção aos riscos ambientais identificados no PPRA.

ESTRATÉGIA E METODOLOGIA DE AÇÃO:
Para o bom andamento e êxito do PPRA, a direção da empresa deve estabelecer uma política para desenvolvimento da saúde ocupacional dos trabalhadores, bem como para o meio ambiente.







1 Riscos Ambientais:

Para efeito da NR – 9, item 9.1.5, que trata do PPRA, são considerados riscos ambientaisos agentes físicos, químicos e biológicos que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, forem capazes de causar dano a saúde do trabalhador.

Agentes Físicos:
Ruído
Chama-se ruído todo som desagradável que agride nossos ouvidos. Dependendo do nível de intensidade e do tempo de exposição ao ruído, o indivíduo pode sofrer uma série de prejuízos á audição, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ppra
  • PPRA
  • PPRA
  • Ppra
  • Ppra
  • PPRA
  • Ppra
  • PPRA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!