Ppra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FÁBRICA DE PEÇAS INDUSTRIAL






PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS










Ministério do Trabalho
Norma Regulamentadora n.º 09, aprovada pela portaria n.º 3.214 de 08/06/1978
Redação referente à NR – 09 dada pela portaria n.º 25 de 29/12/1994





Erechim, junho de 2009.


Introdução:
A empresa visando a integridade física de seus colaboradores e a preservação da saúde apresenta odocumento Base do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA/2009-2010, conforme disposto na NR 9 da portaria 3214/78 do ministério do trabalho.
Todas as conclusões que constam neste documento baseiam-se nos dados e informações colhidas quando da antecipação e reconhecimento dos riscos ambientais, realizadas em junho de 2009. As modificações que por ventura forem feitas após a realizaçãodo levantamento, poderão alterar os dados obtidos e, por conseguinte as conclusões as conclusões, sendo que, caso ocorram tais alterações, novas avaliações devem ser realizadas.




OBJETIVO:


Este trabalho tem por objetivo identificar, descrever e discriminar a presença e a ocorrência de riscos ambientais e de seus agentes, assim como, programar e recomendar as respectivas ações e medidas decontrole que se demonstrarem necessárias e relativas aos riscos nas instalações e nos serviços executados pela empresa visando a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores.


























Caracterização da empresa:
Razão Social: Fábrica de Peças Industrial
Nome fantasia: Indústria Forte
Endereço: Rua: Independência, 99 - Campo Bom - MG.
CEP: 80808-008 -Telefone: 3501-6524
Ramo de atividade: Fabricação de outras máquinas e equipamentos de uso geral.
Código de atividade: 29.29-7 Grau de risco: 03
Número de funcionários: 5


Atividade: Atua na área de fabricação de máquinas e equipamentos de uso geral.

Levantamento de campo:
Todos os dados e informações, levantamentos qualitativos e quantitativos foram realizados pelo engenheiro desegurança do trabalho: Antônio Pires.
E, pela auxiliar técnica: Carmen Dariva.

Desenvolvimento:
Este programa será desenvolvido de junho de 2009, a junho de 2010.

RESPONSABILIDADE QUANTO AO PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

1 6. Responsabilidade do Empregador

-Estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento das propostas apresentadas no PPRA como atividade permanente na empresa;
-Informaraos colaboradores sobre os riscos ambientais em seus locais de trabalho e sobre formas adequadas de se prevenir tais riscos;
-Garantir aos colaboradores a interrupção imediata de suas atividades, com a comunicação do fato ao seu superior hierárquico, em caso de situação de risco grave e iminente ou de agravos à saúde por agentes ambientais;
-Incentivar a participação dos trabalhadores que podemcontribuir na elaboração do PPRA e no desenvolvimento de suas ações.

2 6.2 Responsabilidade do Empregado

-Colaborar e participar na implementação do PPRA;
-Informar ao seu superior hierárquico direto, CIPA e/ou segurança do trabalho, ocorrências que, a seu julgamento, possam implicar riscos á saúde dos colaboradores;
-Apresentar propostas e empenhar-se em receber informações e/ou orientações comoforma de prevenção aos riscos ambientais identificados no PPRA.

ESTRATÉGIA E METODOLOGIA DE AÇÃO:
Para o bom andamento e êxito do PPRA, a direção da empresa deve estabelecer uma política para desenvolvimento da saúde ocupacional dos trabalhadores, bem como para o meio ambiente.







1 Riscos Ambientais:

Para efeito da NR – 9, item 9.1.5, que trata do PPRA, são considerados riscos ambientaisos agentes físicos, químicos e biológicos que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, forem capazes de causar dano a saúde do trabalhador.

Agentes Físicos:
Ruído
Chama-se ruído todo som desagradável que agride nossos ouvidos. Dependendo do nível de intensidade e do tempo de exposição ao ruído, o indivíduo pode sofrer uma série de prejuízos á audição, que...
tracking img