Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão de Custos

1. Introdução:
A expressão custos pode assumir diferentes conotações a depender do contexto em que é empregada. Se por exemplo, um consumidor afirmar que a compra de uma nova camisa lhe custou R$ 20,00, poucas dúvidas surgirão. A compreensão de sua afirmação é imediata. No caso, porém, de a pergunta ser sobre quais foram os custos da camisa para a empresa, diferentesinterpretações e diferentes respostas poderiam ser obtidas.
O fabricante da camisa poderia pensar em diferentes conceitos acerca dos custos da roupa comercializada, como os custos contábeis, os custos de oportunidade, os custos financeiros, os custos plenos ou integrais, e muitos outros. Diversos podem ser os conceitos associados ao processo de formação e análise dos custos.
De modo geral, os custospodem ser definidos como: “Medidas monetárias dos sacrifícios com os quais uma organização tem que arcar a fim de atingir seus objetivos”. Contabilmente ou sob a óptica da gestão, essa afirmação pode ser interpretada de diferentes modos.

Preços => Correspondem à importância recebida pelas entidades em decorrência da oferta de seus produtos ou serviços. Deve ser suficiente o bastante para cobrirtodos os custos incorridos e ainda fornecer um lucro para a entidade.
Sob a óptica da entidade, quanto maior o preço, maior os lucros e melhores os resultados. Os limites superiores dos preços, porém, são definidos pelo mercado consumidor e pelo valor percebido e atribuído ao produto ou serviço comercializado. A compreensão do valor e de como trabalhar as ferramentas de marketing e a estratégiaa seu favor correspondem a outro ponto de vital importância para as empresas. Se estas somente permanecem no mercado e sobrevivem somente se seus preços forem superiores a seus custos, o mercado somente adquire seus produtos ou serviços quando percebe que estes oferecem um percebido superior a seu preço.
A análise de custos, preços e valores consistem em algumas das mais nobres e importantestarefas da administração financeira.


2 – Contabilidade Versus Gestão de Custos:
A contabilidade consiste no processo sistemático e ordenado de registrar as alterações ocorridas no patrimônio de uma entidade. Todavia, a depender do usuário e do tipo de informação requerida, a contabilidade pode assumir diferentes formas apresentadas, como:
• Contabilidade Financeira: Condicionada àsimposições legais e requisitos fiscais:
• Contabilidade Gerencial: Voltada à administração de empresas, não se condiciona às imposições legais, tem o objetivo de gerar informações úteis para a tomada de decisões;
• Contabilidade de Custos: Voltada à análise dos gastos realizados pela entidade no decorrer de suas operações.
3 – A Contabilidade de Custos e suas funções:
A Contabilidade de Custospode ser definida como o processo ordenado de usar os princípios da Contabilidade Geral para registrar os custos de operações de um negócio. Dessa forma, com informações coletadas das operações e das vendas, a administração pode empregar os dados contábeis e financeiros para estabelecer os custos de produção e distribuição, unitários ou totais, para um ou para todos os produtos fabricados ouserviços prestados, além dos custos das outras diversas funções do negócio, objetivando alcançar uma operação, racional, eficiente e lucrativa.
O nascimento da contabilidade de custos decorreu das necessidades de maiores e mais precisa informação, que permitissem uma tomada de decisão correta, após o Advento da Revolução Industrial. Anteriormente à Revolução Industrial, a contabilidade de custospraticamente não existia, já que as operações resumiam-se basicamente em comercialização de mercadorias. Nessa época, os estoques eram registrados e avaliados por seu custo real de aquisição.
Com a Revolução Industrial, as empresas passaram a adquirir matéria-prima para transformar em novos produtos. O novo bem criado era resultante da agregação de diferentes materiais e esforços de produção,...
tracking img