Dinamicas de grupos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 67 (16517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

DINÂMICAS

O que é dinâmica de grupo?
Dynamis é uma palavra grega que significa força, energia, ação. Quando Kurt Lewin utilizou essa ex pressão e começou a pesquisar os grupos, seu objetivo era o de ensinar às pessoas comportamentos novos através da Dinâmica de Grupo, ou seja, através da discussão e de decisão em grupo, em substituição ao método tradicional de transmissão sistemática deconhecimentos.

O que se espera alcançar de resultados, com a utilização da Dinâmica de Grupo?
Alguns objetivos gerais são: A) Desinibir a capacidade criadora dos participantes, levando-os a se tornarem bastante desenvoltos; B) Melhorar a capacidade de comunicação dos participantes;

c) Contribuir para construir novas relações entre os seres humanos;
d) Resgatar a auto estima dosparticipantes; e) Desenvolver a capacidade de respeitar as diferenças individuais e a diversidade cultural; f) Auxiliar no desenvolvimento da capacidade de amar; g) Estimular a reflexão e a revisão de atitudes e comportamentos, levando a novas formas de ser e conviver. h) Aumentar a coesão do grupo;

2

i) Proporcionar um aperfeiçoamento do trabalho coletivo. Aprender a trabalhar em grupo; j)Transformar o potencial do grupo, fazendo-o crescer em igualdade harmônica de relacionamento interpessoal.

Na Dinâmica de Grupo o comportamento e as atitudes individuais
serão mudados num trabalho de grupo, isto, porque, os participantes se sentirão profundamente sensibilizados por aquilo que acontece, por sentirem e por observarem processo que eles aprenderão a conceituar.

A utilização das PalavrasSagradas como fonte de inspiração
para diversos temas abordados nas dinâmicas, tem provado ser um instrumento poderoso para inspiração e transformação das almas, estabelecendo um ambiente espiritual e disciplinado e criando fortes laços de amor e amizade entre os participantes.

Tomamos a liberdade de classificar as dinâmicas em cinco grandes
grupos: 1- Dinâmicas de Apresentação: paraapresentação e conhecimento imediato das pessoas do grupo; 2- Dinâmicas de Integração e Conhecimento: voltadas para grupos já iniciados, objetivando um maior entrosamento, “quebra-gelo” e aprofundamento do conhecimento inicial; 3- Dinâmicas de Recreação: podem ser utilizadas em intervalos de eventos, aniversários, cursos, etc..., puramente para descontração. 4- Dinâmicas de Aprendizagem: são alguns tiposde exercícios, técnicas, para estimular o raciocínio e percepção e também fixar o conteúdo estudado. 5- Histórias, Fábulas, e Textos para Reflexão: para abertura de eventos (reuniões, palestras, cursos, congressos) ou para ilustrações, visando enriquecer algum tema que está sendo abordado.

3

Dicas Importantes: Ser convidado para proferir uma palestra, coordenar uma
reunião, facilitar umgrupo de estudo ou ministrar um treinamento, requer planejamento e organização e devemos ficar atentos para as providências (logísticas e de conteúdo) que deverão ser tomadas.

Como facilitador, é imprescindível que haja um prévio
planejamento, objetivando segurança e tranqüilidade no processo de condução do grupo – seja uma sala com poucos participantes ou um auditório. Alguns aspectos que,certamente, ajudarão você ANTES de qualquer trabalho: 1- Conhecer previamente o local do evento. Em caso de eventos grandes, para checar os equipamentos, conforme a necessidade: TV/Vídeo; Retroprojetor, Flip-chart; Equipamento de som (microfone, CD, etc...). Carteiras ou cadeiras; Luminosidade; Ventilação; tamanho compatível com a quantidade de pessoas e para o tipo de atividade que irá sedesenvolver, etc... 2- Elaborar, previamente, o roteiro/seqüência do conteúdo que irá trabalhar com o grupo (vivências, músicas, intervalos, etc.) 3- Chegar ao local com, pelo menos, uma hora de antecedência, para “energizar” a sala (respirar, relaxar, deixar música tocando suave, verificar a limpeza e organização do ambiente, colocar flores, etc.) 4- Revisar o roteiro elaborado e fazer checagem final dos...
tracking img